Apesar de estar longe do mercado nacional desde 2021, o Toyota Etios ainda é fabricado no Brasil para atender a demanda de países vizinhos. A produção é concentrada em Sorocaba (SP) e abastece principalmente Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru. O modelo ocupa posição de acesso no portfólio da marca e é oferecido tanto na carroceria hatchback quanto na variante sedã.

A sobrevida do Etios para exportação, no entanto, já está com os dias contados. De acordo com os colegas do Motor1.com Argentina, o modelo deverá ter produção encerrada até o fim do ano e já começou a ter oferta reduzida no país. Nos polêmicos "planos de poupança" (instrumento de compra comum no mercado argentino), o compacto não está mais sendo oferecido.

Trajetória - Toyota Etios

O fim de linha definitivo do Etios coincide com a preparação da fábrica de Sorocaba (SP) para receber a produção de novo modelo: o aguardado Yaris Cross. O SUV compacto já foi apresentado em mercados da Ásia e chegará ao Brasil em 2024 para representar a Toyota diante de rivais como Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker e companhia.

No portfólio nacional da marca, ficará posicionado acima do Yaris e abaixo do Corolla Cross (também produzido em Sorocaba). Ao todo, o Yaris Cross mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos.

Será equipado com motor 1.5 aspirado flex na versões de acesso e terá conjunto híbrido-flex (motor 1.5 tradicional combinado com propulsor elétrico) nos acabamentos mais caros. A eletrificação será o principal diferencial do modelo no segmento.

Toyota Etios Aibo

Etios Aibo: versão furgão é vendida na Argentina

Voltando ao Etios, não haverá substituição direta no portfólio. O modelo saiu de linha no mundo todo e não ganhou nova geração em nenhum mercado. Clientes Toyota interessados terão de migrar para as versões mais baratas do Yaris Hatch.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com