Veja 13 momentos surpreendentes que montadoras entraram no espaço

Fabricantes de automóveis fazem parte da corrida espacial há décadas

GM Robonaut 2 GM Robonaut 2

Não se engane - o lançamento dramático feito em 2018 do foguete SpaceX Falcon Heavy com um Tesla Roadster a bordo cativou a comunidade automobilística, se não o mundo. Certamente não é a primeira vez que um foguete é enviado ao espaço, mas é a primeira vez que uma empresa privada se esforça para ir além da órbita da Terra, não importa se está enviando um carro de verdade com um manequim de traje espacial para orbitar o sol. Qualquer um que viu a transmissão ao vivo da SpaceX irá atestar o quão inspirador foi ver o carro flutuando em órbita, com a Terra ficando cada vez menor no fundo. Se você perdeu a transmissão ao vivo de cinco horas, confira a galeria de capturas de tela que capturamos antes de as câmeras escurecerem.

Com o 50º aniversário do pouso da lua Apollo 11, nós começamos a pensar sobre como as montadoras contribuíram para a exploração espacial. A Tesla não foi a primeira empresa automobilística a mergulhar na fronteira final - na verdade, as montadoras participam da corrida espacial desde os dias do programa Mercury, nos Estados Unidos, no início dos anos 60. Fizemos algumas escavações para ver o que outros projetos automotivos influenciaram nas viagens espaciais, e você pode se surpreender com o que descobrimos.

Navegue pela apresentação de slides na parte superior da página para ver as várias maneiras pelas quais os fabricantes de automóveis e o espaço se cruzaram.

Montadoras no espaço

É claro que precisamos começar esta lista com o Starman de Elon Musk cruzando o espaço em um Tesla Roadster. Ser o CEO de uma empresa automobilística e uma empresa de foguetes tem suas vantagens, e quer você seja fã de Musk ou não, ele sabe como chamar a atenção do mundo.

Tesla no Falcon Heavy

GM Robonaut 2

A General Motors realmente tem uma longa história com os esforços da NASA e dos Estados Unidos na exploração espacial. Em 2010, a montadora revelou o Robonaut 2 e, como o nome sugere, é um astronauta humanóide robótico que pode executar tarefas hábeis em ambientes perigosos. Ele foi para a Estação Espacial Internacional a bordo do Space Shuttle Discovery no início de 2011.

Audi Lunar Quattro

Em 2016, a Audi fez uma parceria com um grupo chamado Part-Time Scientists para construir e lançar um pequeno rover lunar. O objetivo é lançá-lo agora em 2019 e aterrissar no local de pouso da Apollo 17, que foi a missão lunar tripulada final em 1972. Se a Audi for bem-sucedida - e chegar lá antes de outras empresas - pode reivindicar o XPrize Lunar de US$ 30 milhões.

GM RoboGlove

Embora não seja necessariamente um item de uso do espaço, o RoboGlove foi desenvolvido pela GM com a NASA e saiu do já mencionado programa Robonaut. Esta luva movida a bateria pode sentir a pressão exercida por seu usuário e adicionar força para ajudar a reduzir a fadiga. Ele tem muitos usos no Planeta Terra, embora possamos certamente vê-lo sendo incrível no espaço também.

GM / Apollo Lunar Rover

A Tesla pode alegar ter o primeiro veículo baseado em produção no espaço, mas o Lunar Rover sempre terá o título de primeiro carro a ser realmente usado no espaço. Foi construído com uma contribuição considerável da General Motors e foi vital para explorar regiões maiores da Lua em missões posteriores da Apollo.

Voz da Toyota para o astronauta do robô de Kirobo

Kirobo foi desenvolvido em conjunto por várias empresas no Japão e foi para a Estação Espacial Internacional em 2013. Sua finalidade é ajudar a desenvolver e ajustar a maneira como robôs e humanos interagem em gravidade zero, com a Toyota criando a funcionalidade de reconhecimento de voz da Kirobo.

Desenvolvimento de Veículos Autônomos Nissan / NASA

A Nissan e a NASA trabalham juntas em sistemas autônomos há alguns anos. No mês passado, a Nissan anunciou uma extensão do contrato de pesquisa, que ajudará a melhorar os sistemas autônomos para veículos na Terra e a expansão da frota interplanetária da NASA.

NASA / Parker Brothers Conceitos Mars Rover

Este é um incrível e totalmente funcional conceito construído pela Parker Brothers Concepts e lançado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. É apenas um demonstrador, mas com certeza esperamos que algo assim acompanhe a primeira missão tripulada a Marte.

Airstream Astrovan

Este veículo não é nem um pouco digno de espaço, nem oferece grande tecnologia. No entanto, transportou tripulações do Space Shuttle de e para o bloco por mais de 30 anos. É uma máquina icônica entre os astronautas e certamente digna de estar na nossa lista.

Crédito da Foto: NASA/Jim Grossmann

Lexus Skyjet

Apresentado no filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, é a visão da montadora sobre viagens interplanetárias daqui a 700 anos. Sim, isso é puramente um voo fantasioso de ficção, mas a imaginação da ficção científica há tempos impulsiona os sonhos da exploração espacial na vida real. Sem esses sonhos, as viagens espaciais nunca poderiam ser uma realidade.

Menção Honrosa: Os Corvettes dos astronautas da Mercury

A General Motors não tinha oficialmente nenhum acordo com os astronautas pioneiros nos Estados Unidos, mas os homens tinham uma afinidade com o Chevrolet Corvette. Tudo começou com Alan Shepherd (retratado aqui no centro com os executivos da GM), mas todos os astronautas originais da Mercury, exceto John Glenn, seriam proprietários de um "Vette". A tradição se estendeu por todo o caminho através das missões Gemini e Apollo até o início dos anos 1970.

Menção Honrosa: Os Corvettes dos astronautas da Mercury

Lexus QZ 618

Lexus certamente tem uma coisa para o espaço, pelo menos no reino da ficção científica. Já vimos a Skyjet, mas não podemos ignorar o QZ 618 Galactic Enforcer da comédia de ficção científica Homens de Preto: Internacional, de 2019. Na verdade, estamos começando a nos perguntar se a Lexus tem algum contrato espacial secreto com governos mundiais.

Toyota Rover Lunar Pressurizado

Este rover proposto não é um pequeno explorador autônomo. A Toyota e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão concordaram em construir este veículo totalmente pressurizado em antecipação a um retorno tripulado à Lua. Essencialmente um espaçoso RV, tem mais de 19 metros de comprimento com 13 metros cúbicos de espaço interno. Ele é impulsionado em células de combustível com células solares recarregáveis, e um protótipo deve estar pronto em 2022.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com