Conceitos esquecidos: Chevrolet Onix Track Day era hot hatch com motor 1.8 do Cruze

Seria a verdadeira versão esportiva do compacto, que nunca se tornou realidade

Nome: Chevrolet Onix Track Day

Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014

Especificações: 1.8 16V Ecotec, 150 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira

Porque lembramos dele: Não faz tanto tempo assim que a General Motors mostrou o Chevrolet Onix Track Day, mas acabou esquecido por não ter virado realidade. O protótipo apareceu no Salão do Automóvel de 2014, apenas duas edições atrás, como uma proposta de uma versão esportiva do hatch para quem gosta de se divertir nas pistas.

A ideia é bem simples: pegaram um Onix, colocaram o motor 1.8 16V  e o câmbio manual de 6 marchas do Cruze (geração anterior) e ajustaram o restante do carro de acordo com o novo potencial de desempenho. Ganhou nova suspensão, freios e sistema de exaustão. O escapamento era 100% em aço inox, com filtro de ar de alto fluxo e injeção eletrônica recalibrada. O resultado foi a potência subir 6 cv na comparação com o Cruze, alcançando os 150 cv.

O design invocado acompanhava a esportividade. O Onix Track Day foi pintado de amarelo, no mesmo tom que o Corvette C7 Stingray que a fabricante apresentou no evento daquele ano, com uma faixa preta atravessando o capô. Os faróis receberam pintura da mesma cor na parte interna. Havia um aerofólio sobre a tampa traseira, enquanto as rodas foram trocadas de aro 15" para 17 polegadas, com pneus 215/45 R17 de composto macio, para aumentar a aderência. A nova suspensão era mais firme e baixa que a original, para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas.

O lado de dentro também não foi esquecido. Contava com bancos esportivos da Recaro, cintos de segurança de quatro pontos e volante esportivo com base reta e revestido de couro (que depois foi utilizado na versão esportivada Effect), além do acabamento com detalhes em amarelo para combinar com a carroceria.

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Ao contrário de muitos protótipos levados para o Salão, o Onix Track Day era funcional. “Poderia ter chegado ao Anhembi rodando”, disse Carlos Barba, então diretor de design da GM América do Sul. Porém, o hatch de pista serviu apenas como exercício de design e engenharia, pois a marca nunca teve planos de lançar uma versão assim no mercado. Uma pena, pois teria chamado a atenção, ainda mais se fosse atualizado com o visual do Onix reestilizado.

Fotos: Divulgação e Motor1.com

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