Nome: Chevrolet Onix Track Day
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014
Especificações: 1.8 16V Ecotec, 150 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração dianteira
Porque lembramos dele: Não faz tanto tempo assim que a General Motors mostrou o Chevrolet Onix Track Day, mas acabou esquecido por não ter virado realidade. O protótipo apareceu no Salão do Automóvel de 2014, apenas duas edições atrás, como uma proposta de uma versão esportiva do hatch para quem gosta de se divertir nas pistas.
A ideia é bem simples: pegaram um Onix, colocaram o motor 1.8 16V e o câmbio manual de 6 marchas do Cruze (geração anterior) e ajustaram o restante do carro de acordo com o novo potencial de desempenho. Ganhou nova suspensão, freios e sistema de exaustão. O escapamento era 100% em aço inox, com filtro de ar de alto fluxo e injeção eletrônica recalibrada. O resultado foi a potência subir 6 cv na comparação com o Cruze, alcançando os 150 cv.
O design invocado acompanhava a esportividade. O Onix Track Day foi pintado de amarelo, no mesmo tom que o Corvette C7 Stingray que a fabricante apresentou no evento daquele ano, com uma faixa preta atravessando o capô. Os faróis receberam pintura da mesma cor na parte interna. Havia um aerofólio sobre a tampa traseira, enquanto as rodas foram trocadas de aro 15" para 17 polegadas, com pneus 215/45 R17 de composto macio, para aumentar a aderência. A nova suspensão era mais firme e baixa que a original, para reduzir a rolagem da carroceria nas curvas.
O lado de dentro também não foi esquecido. Contava com bancos esportivos da Recaro, cintos de segurança de quatro pontos e volante esportivo com base reta e revestido de couro (que depois foi utilizado na versão esportivada Effect), além do acabamento com detalhes em amarelo para combinar com a carroceria.
Ao contrário de muitos protótipos levados para o Salão, o Onix Track Day era funcional. “Poderia ter chegado ao Anhembi rodando”, disse Carlos Barba, então diretor de design da GM América do Sul. Porém, o hatch de pista serviu apenas como exercício de design e engenharia, pois a marca nunca teve planos de lançar uma versão assim no mercado. Uma pena, pois teria chamado a atenção, ainda mais se fosse atualizado com o visual do Onix reestilizado.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
As marcas obscuras que chegaram ao Brasil na febre de consumo do pós-guerra
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico