Modelos com motores diesel são desejados por sua força e economia. Mas não são baratos: além do custo de produzir um motor deste tipo ser mais elevado que um a gasolina, por conta da resistência das peças, eles sempre estão, ao menos no Brasil, equipando SUVs e picapes. Pela legislação, para uma fabricante poder vender um carro a diesel no país, ele deve atender algumas regras:

  • Caminhões, ônibus, picapes com capacidade de carga superior a 1.000 kg;
  • Utilitários com tração 4×4 e reduzida.

Aqui estão os 9 SUVs e picapes mais baratos com motor a diesel vendidos no Brasil. Entre eles, todos possuem versões mais caras, mas focaremos nas de entrada, mais acessíveis

1 - Fiat Toro Freedom 2.0 manual (R$ 104.490)

Fiat Toro loja

A mais barata da lista é a Toro. Nesta versão, a picape usa o motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm com câmbio manual de 6 marchas e tração apenas dianteira. Há ainda as versões com tração 4x4 com transmissão manual ou automática de 9 marchas.

2 - Jeep Renegade Custom (R$ 107.290)

Jeep Renegade Custom

O Renegade usa o mesmo 2.0 Multijet da picape Toro, mas aqui sempre com o câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4x4 permanente com divisão automática de torque entre os eixos. A primeira das 9 marchas tem relação curtíssima, para atuar como reduzida no fora-de-estrada. 

3 - Volkswagen Amarok S (R$ 117.990)

Volkswagen Amarok S

Picape média mais barata da lista, a VW Amarok entra na variante de cabine simples, com motor 2.0 TDI de 140 cv e 34,7 kgfm, ligado ao câmbio manual de 6 marchas e tração 4x4. É a versão mais fraca da linha, pois as demais contam com o 2.0 TDI biturbo de 180 cv e o 3.0 V6 turbo de 225 cv.

4 - Chevrolet S10 LS (R$ 121.390)

Chevrolet S10 LS

A mais potente da lista, esta S10 LS tem motor 2.8 de 200 cv e 44,9 kgfm e câmbio manual de 6 marchas - deve ser um canhão! Aqui, é oferecida com cabine simples, mas ainda há as opções com cabine dupla, com câmbio manual ou automático.

5 - Toyota Hilux Cabine Simples (R$ 123.520)

Toyota Hilux Cabine Simples

Peça rara nas ruas, a versão mais barata da Hilux tem vocação para o trabalho. Usa o mesmo conjunto das demais versões, com motor 2.8 turbo de 177 cv e 45,9 kgfm ligado ao câmbio manual de 6 marchas.

6 - Troller T4 (R$ 131.329)

Troller T4

Desde que a Ford assumiu o controle da Troller, o T4 recebeu diversas melhorias. Nesta atual geração, o jipão usa a mesma base da Ranger e sua mecânica, com o motor 3.2 turbo de 5 cilindros, 200 cv e 47,9 kgfm com câmbio manual de 6 marchas. A tração é 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida.

7 - Ford Ranger XLS 2.2 (R$ 141.490)

Ford Ranger XLS 2.2

Diferentemente da S10, Amarok e Hilux, a Ranger não oferece opção de cabine simples. Por outro lado, tem duas opções de motores a diesel, sendo o mais barato um 2.2 de 160 cv e 39,3 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas, como nesta versão XLS. O outro, de 3.2 litros, tem 5 cilindros e 200 cv.

8 - Jeep Compass Longitude 2.0 (R$ 146.490)

Jeep Compass Longitude 2.0

O SUV médio da Jeep oferece o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm sempre com o câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4x4 inteligente, como no Renegade. A versão mais barata com esse powertrain é a Longitude, intermediária da linha. 

9 - Nissan Frontier SE (R$ 150.990)

Nissan Frontier SE

Fechando a lista, temos a versão mais barata da Nissan Frontier (ao menos por enquanto). O motor 2.3 turbodiesel tem 190 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre com o câmbio automático de 7 marchas e tração 4x4 com reduzida.

Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação

Galeria: Os modelos a diesel mais baratos do Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com