O Audi R8 está se despedindo na forma que o conhecemos. Isso significa que a marca de Ingolstadt está colocando fim ao motor V10 FSI de 5,2 litros naturalmente aspirado, que em sua última fase terá uma versão radical. O nome dele é R8 GT, que combinará o melhor de dois mundos ao juntar a maior potência do modelo Quattro com o pacote mais leve da variante RWD.
Na sequência da edição especial de mesmo nome de 2010, o novo R8 GT entrega nada menos do que 612 cv de potência para combinar perfeitamente com o modelo Quattro. A grande diferença aqui é que toda a força é enviada para as rodas traseiras. Além disso, uma recém-desenvolvida transmissão de sete marchas, de dupla embreagem, garante mudanças de marcha mais rápidas do que nunca. O torque máximo de 57,65 kgfm chega a partir de 6.400 rpm.
Para um desempenho ainda maior, os engenheiros da Audi conseguiram reduzir seu peso final em 20 quilos em comparação ao R8 V10 RWD padrão. O esportivo com motor central traseiro agora tem 1.570 kg graças a uma dieta que envolveu rodas forjadas de 20 polegadas com pneus Michelin Sport Cup 2 e freios de cerâmica. Contribuem ainda para a dieta os bancos tipo concha e uma barra estabilizadora de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no eixo dianteiro.
Com mais potência, menor peso e um câmbio mais rápido, o Audi R8 V10 GT RWD acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança os 200 km/h em 10,1 segundos, enquanto a velocidade máxima atingida é de 320 km/h. Outra carta na manga é a opção de ajustar a quantidade de torque canalizada para o eixo traseiro, que é configurável em sete níveis.
Para diferenciá-lo visualmente das outras versões do R8, a Audi escureceu o logotipo das quatro argolas e o emblema "R8 GT" na traseira. O novo kit aerodinâmico de carroceria aperfeiçoado no túnel de vento e feito de fibra de carbono preenche a lacuna entre o o modelo padrão e as várias versões de pista. Como uma homenagem ao R8 GT original, o R8 GT de despedida virá pintado em cinza fosco Suzuka. Como opção, estão disponíveis outras cores também como cinza Daytona ou a metálica vermelho Tango.
O interior preto com bancos vermelhos também remete ao R8 GT 2010, enquanto uma placa numerada individualmente abaixo da alavanca de câmbio revela a disponibilidade limitada do carro. Serão feitos apenas 333 unidades do Audi R8 GT, algo muito parecido com a edição especial da geração anterior. A Audi também vendeu o primeiro R8 GT como Spyder (conversível), mas o novo está disponível exclusivamente com carroceria cupê.
A previsão é que o novo Audi R8 GT RWD chegará nas lojas em 2023, sendo oferecido com preço partir de 225.000 euros (R$ 1.151.847 em conversão direta livre de impostos) na Alemanha.
Fonte: Audi
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