Desde que foi apresentado em 2019, o Renault Arkana é ventilado para o mercado brasileiro. Com a base B0 do Duster e Captur, poderia ser produzido no Brasil, mas o projeto foi cancelado. Na Europa, foi apresentado em setembro de 2020 usando a moderna plataforma CMF-B e com motorização híbrida, o que abre as portas do Brasil novamente para ele.
Confirmado para o Brasil entre 2022 e 2023, será importado da Coréia do Sul com a motorização híbrida de 143 cv, composto pelo motor 1.6 aspirado com dois motores elétricos e um sistema híbrido não-plugin, como já conhecemos dos, por exemplo, Toyota Corolla e Corolla Cross. Veja o teste do Renault Arkana híbrido na Alemanha.
Por muito tempo, os SUVs cupês foram fenômenos praticamente exclusivos das fabricantes premium. A BMW apresentou o X6, quando muitos se perguntavam sobre o sucesso disso, seguido pelo X2 e X4, e depois as versões cupês dos Mercedes-benz GLE e GLC, além de modelos da Audi e Porsche.
A Renault apresentou o Arkana nessa linha, até antes da Volkswagen chegar com o Nivus no Brasil e o melhorou em seguida para ser vendido na Europa e com muito compartilhado com o Captur local, um carro totalmente diferente do SUV vendido no Brasil, a começar pela própria plataforma.
Mas não é apenas moderno em seu estilo. Há também muita tecnologia sob a carroceria de 4,57 metros de comprimento. Por exemplo, o já mencionado conjunto híbrido, o que o torna bastante único em seu segmento até mesmo na Europa.
Vamos conhecer um pouco do SUV cupê. No porta-malas pelo menos 480 litros de capacidade. Um pouco menos do que as versões sem a assistência elétrica, mas ainda assim bom. No entanto, o generoso compartimento de carga poderia ter um pouco mais de atenção aos detalhes.
Não há ganchos para amarração de carga. Se você quiser carregar itens longos, uma grande parte do banco traseiro tem que ser dobrada imediatamente. E este encosto - que não é elétrico - é difícil de fechar. Além disso, a altura de carga é muito alta em veículos com este tipo de design.
Apesar da linha do teto inclinada para baixo, por outro lado, é realmente impressionante a altura que resta na traseira mesmo para os mais altos. O espaço para os joelhos também é bom. O console central abriga as saídas de ar condicionado e os soquetes de carga para o banco traseiro.
Na fila da frente, o painel do Arkana é menos excitante do que o design exterior. Se você já se sentou em um Captur europeu antes, notará que praticamente todos os elementos foram retirados do modelo, e isso é uma coisa boa.
A tela vertical de 9,3" ao centro ainda é a estrela indiscutível. Uma ou duas outras montadoras alemãs poderiam aprender com a Renault e este sistema quando se trata de funcionalidade. Logo abaixo há uma fila de botões parecidos com piano que podem ser usados para acessar várias funções - algo que temos no nosso Duster, assim como os comandos de ar-condicionado digital e o próprio volante.
Ao lado esquerdo do volante há outra barra. O controle do ar-condicionado é bem feito, com os displays correspondentes localizados nos botões giratórios. Em frente à alavanca de câmbio está o slot para carregamento sem fio de smartphones e três portas USB para recarga e comunicação com a central.
O Arkana é um carro muito agradável de dirigir. A Renault combina um motor 1.6 aspirado a gasolina com 94 cv e dois motores elétricos, com a potência combinada do sistema declarada de 143 cv. Somente as rodas dianteiras são acionadas e a potência chega lá através de uma transmissão automática de seis velocidades, sendo 4 marchas para o motor de combustão e 2 marchas para os motores elétricos. Detalhe agradável: a transmissão tem um modo "B" para uma regeneração de energia. Esta característica tem sido de alguma forma empurrada para segundo plano por muitos fabricantes ultimamente.
O sistema E-Tech é um sistema no qual o motor a combustão aciona as rodas mas também pode carregar a bateria de íon-lítio de 1,2 kWh. Este último permite que a Arkana cubra distâncias muito curtas de forma totalmente elétrica no modo EV correspondente, entretanto não se deve dirigir a uma velocidade superior a 55 km/h e o sistema deve estar a uma certa temperatura de operação. Portanto, não é possível ir rapidamente até a padaria e voltar sem ligar o motor a combustão.
Em vista do total de 143 cv - também do torque direto do motor elétrico - a aceleração é linear e uniforme. A partir da transmissão, entretanto, uma certa incerteza pode ser sentida de tempos em tempos quando a velocidade é aumentada ou quando o motor de combustão é desligado. Em geral, no entanto, a coordenação entre as unidades é bem sucedida. E em comparação com outros carros híbridos com transmissões simuladas CVT, funciona bem.
Mais alguns breves fatos de crítica. Visibilidade na dianteira? Boa. Para a traseira? Ah, ok. Mas com sensores de estacionamento e uma câmera, não há problemas. O conforto da suspensão com as rodas de 18" está bom, só ficando mais desconfortável em buracos mais profundos.
As diferentes calibrações de direção elétrica são agradáveis e podem ser alteradas através dos programas MultiSense, assim como a potência do motor. Na cidade, o modo Conforto é agradável. O modo Esporte, por outro lado, proporciona uma melhor sensação para curvas mais rápidas.
Embora não seja um carro para exagerar, com sua tração dianteira e 1,5 tonelada de peso e altura elevada do solo, o Arkana pode ser dirigido mais rapidamente com bom controle da carroceria até o final da curva, entendendo suas limitações. Na estrada, a propósito, teríamos esperado um pouco menos de ruído, dado a aerodinâmica. Mas especialmente a partir de uma velocidade maior que 130 km/h, o motor a gasolina de quatro cilindros naturalmente aspirado tem que trabalhar muito para manter a velocidade. É aqui que a Arkana se torna fraco.
Como tudo isso afeta o consumo de combustível? Bastante. Apesar de um estilo de condução às vezes esportivo e uma abordagem não exatamente eficiente nas rodovias e estradas rurais, a Arkana nos deu uma média de 14,9 km/litro no final de nosso período de testes. E com apenas um pouco menos de acelerador, este valor pode ser facilmente empurrado para a marca de mais de 16 km/litro. Juntamente com o tanque de combustível de 50 litros, garante uma autonomia bastante boa.
Na Alemanha, o Renault Arkana começa em 28.650 euros. A versão E-Tech em nosso teste na versão Intens custa pelo menos 32.650 euros. Para isso, o Arkana já está bem equipado. O ar-condicionado automático, uma tela tátil e um velocímetro digital estão todos na lista, assim como os mais importantes auxiliares de direção.
No entanto, ainda há algum espaço para melhorias. Tínhamos um pacote de couro por 1.490 euros, o sistema Bose surround por 1.200 euros, o pacote urbano por 390 euros, o assistente de estrada e tráfego por 600 euros e a pintura metálica na lista de opcionais. Isso totaliza 37.220 euros.
Como é a concorrência local? Não existe uma alternativa real com um híbrido completo. O Citroën C4, no entanto, tem um visual semelhante. No entanto, é 20 centímetros mais curto e um bom negócio mais barato. Depois há o Cupra Formentor, mas ele só está disponível plug-in e é consideravelmente mais caro do que o Renault. Isso deixa o Hyundai Tucson, que é mais alto que o Arkana e não tem o visual de cupê, mas é oferecido a preços similares e também está disponível como um híbrido completo.
A Renault está se reposicionando ao redor do mundo, e isso inclui o Brasil. Com o Arkana, vai entrar no segmento dos SUVs híbridos, com a adição do estilo cupê do Arkana para atrair clientes, além do sistema híbrido já em testes no país no corpo de um Clio. Ao lado do Mégane E-Tech e da renovação da linha, será uma das marcas da nova fase da marca francesa em nosso mercado. Só resta ter um preço competitivo ao ser importado da Coréia do Sul.
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