Primeiras Impressões: novo Audi A5 Sportback 2021 traz tecnologia com estilo
Entre as novidades estão os impressionantes faróis LED Matrix e nova central
Após o novo A4, agora é a vez do novo Audi A5 Sportback chegar ao mercado brasileiro. Se você procura um modelo que fuja do tradicional estilo três volumes, a resposta pode estar justamente no estilo sofisticado que mescla o espaço e dinâmica do sedã em uma configuração inspirada em cupê. Adicione novidades visuais com uma generosa lista de itens, como o piloto automático adaptativo e os faróis dianteiros LED Matrix, além de muito conforto.
Em duas versões, Prestige Plus e Performance Black quatro, traz o poderoso motor 2.0 TFSI com 190 e 249 cv, respectivamente. Motor1.com já andou na versão topo e traz agora as primeiras impressões ao dirigir.
O que é o novo Audi A5 Sportback?
Sedã com estilo cupê que se destaca pelo visual. Coloque na receita a sua refinada construção, conjunto mecânico poderoso e uma lista de itens de tecnologia generosa. Basta olhar para o novo A5 Sportback para notar que as modificações no estilo conseguiram evoluir o necessário sem perder a sua principal virtude: beleza.
O retoque no visual alinha o modelo à nova linguagem de design da Audi. São novas a grade frontal Singleframe, que ficou mais mais larga e abandona os frisos horizontais para dar lugar ao acabamento no formato colmeia. O para-choque também mudou, com novo filete na base inferior e novas entradas de ar maiores. Sem dúvida, a cereja do bolo está nos novos faróis LED Matrix, de série, que além de mais eficiente, oferece mais segurança ao direcionar automaticamente e de forma calculada o facho de luz alto de modo que não atrapalhe os veículos vindos na direção contrária.
Na traseira, a assinatura de estilo do A5 Sportback com caída acentuada da linha do teto encontra as lanternas em LED com nova assinatura ótica e setas dinâmicas. O para-choque também traz um novo acabamento com ponteiras de escape trapezoidais. Com as rodas de liga-leve com aro de 18”, o resultado é um visual mais esportivo e dinâmico.
Como anda o novo Audi A5 Sportback?
Antes de apertar o botão da ignição, vale a pena apreciar o bom acabamento interno. Materiais de alta qualidade, montagem impecável e amplo uso de alumínio com acabamento escovado estão por toda a parte. Até mesmo nas laterais das portas é possível notar a atenção que a Audi deu aos detalhes. No geral, o painel tem linhas horizontais que se integram à nova tela de alta resolução com 10,1 polegadas sensível ao toque e que fica ligeiramente inclinada para o motorista. Maior que a anterior, traz gráficos clean de pegada minimalistas. Também há um pacote de iluminação ambiente, de série nas duas versões, que realça o espaço interno.
Esta versão, a A5 Sportback Performance Black quattro, tem debaixo do capô o motor 2.0 TFSI que entrega 249 cv de potência e 37,73 kgfm de torque associada a transmissão S Tronic de dupla-embreagem e 7 velocidades e tração integral quattro. Conjunto bem conhecido e muito eficiente, entregando ótimo desempenho com trocas de de marchas muito rápidas e respostas imediatas ao acelerar. A suspensão consegue entregar excelente conforto na cidade, absorvendo bem as imperfeições, e ao mesmo tempo transmitir muita segurança quando você quer acelerar na estrada.
Por falar em estrada, vale destacar a presença da tração integral quattro. Com ela você pode aproveitar bem os 249 cv em uma tocada mais esportiva, com muita estabilidade para mudanças rápidas de faixa e fazer curvas com mais intensidade. Tudo isso sem perder a sensação de conforto. Você também pode controlar o temperamento do A5 por meio do Audi drive select, alternando entre os modos de condução automatic, efficiency, comfort, dynamic ou configurar a seu modo o perfil "individual".
Outro ponto de destaque do novo A5 Sportback é sistema de assistência elétrica. A Audi não o classifica como um sistema híbrido, mas também é composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, é possível se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, religar o motor de forma imperceptível.
Tudo que você precisa para dirigir com tranquilidade está sempre à mão e aos olhos. O head-up display (opcional) ajuda a manter os olhos na estrada enquanto você desfruta de uma boa velocidade, embora o belo Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas ofereça muita informação em sua tela de alta definição.
Em resumo, ao sentar no banco do motorista e acelerar o novo A5 Sportback você encontrará um carro muito bem equipado, com muitos itens de tecnologia, muito conforto ao rodar e desempenho imediato quando quiser.
Galeria: Audi A5 Sportback Performance Black quattro 2021
Quanto custa o A5 Sportback 2021?
A linha 2021 do Audi A5 Sportback é vendida no Brasil em 2 versões. A primeira é a Prestige Plus e custa R$ 284.990. Vem equipada com o motor 2.0 TFSI em configuração que entrega 190 cv e 32 kgfm de torque, sempre associada a transmissão S-Tronic de sete velocidades.
Mesmo nesta versão já estão presentes como itens de série o controle de cruzeiro adaptativo e faróis dianteiros LED Matrix. Também há o aviso de saída de faixa, teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado de três zonas, volante esportivo base reta e o Audi Phone Box Light para recarregar celulares por indução.
Já a versão topo de linha, Audi A5 Sportback Black Performance quattro, custa R$ 329.990. Nela o motor 2.0 TFSI tem calibração para entregar 249 cv e 37 kgfm de torque e, como o nome indica, tem como destaque a tração integral quattro. Também adiciona o kit exterior S line com acabamento em preto brilhante e as rodas de 18 polegadas tem desenho exclusivo. Por dentro, detalhes do acabamento são em Black Piano, os bancos tem revestimento que combinam couro e Alcântara e o teto tem tecido na cor preta. Para completar, traz a função Park Assist.
Como opcionais é possível solicitar pintura metálica, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D e Pacote Assistance City, composta por Audi pre sense traseiro e assistente de mudança de faixa.
Audi A5 Performance Black quattro
MOTOR | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo e intercooler, comando variável na admissão e escape, injeção multiponto e direta combinadas, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm / 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | S Tronic, automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, tração integral quattro |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | de liga-leve aro 18", com pneus 245/40 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.660 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento de 4.757 mm, largura de 1.847 mm, altura de 1.386 mm e entre-eixos 2.822 mm |
CAPACIDADES | porta malas 465 litros, tanque 58 litros |
PREÇO | R$ 329.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi A4 será rebatizado como A5 e ganha primeira imagem oficial
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Projeção antecipa o novo Audi A5, que sucederá o A4 a combustão