Já dirigimos Volkswagen Up! GTI - Diversão barata
A versão GTI do compacto vai além do TSI nacional em desempenho e dirigibilidade
Carros podem ser divertidos de diferentes maneiras. Pisar fundo em algo potente é divertido. Rodar com um roadster de capota baixa é divertido. Fazer trilha com um 4x4 é divertido. Ganhar massagem no banco de um sedã de luxo é divertido. Deixar um carro esportivo para trás no sinal verde com o Astra da sua mãe é divertido. Enfim, é um universo que não acaba.
Mas agora temos a perfeita definição de um carro simples, honesto e divertido: o novo VW Up! GTI. Ele não vai deixar suas bochechas congeladas nem suas orelhas sangrando, mas também não vai arrebentar sua conta bancária nem fazer você perder sua carteira de motorista. Ele também tem espaço para quatro pessoas e é compacto o suficiente para cidades congestionadas.
Os brasileiros sabem bem do que estamos falando. Desde 2015 o Up! é vendido por aqui na versão 1.0 TSI, ou seja, com turbo e injeção direta, entregando 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Desta vez o baixinho invocado chega à Europa, só que lá ele veste a roupa GTI, tem acerto esportivo e mais força: 115 cv e 20,4 kgfm. Vai encarar Renault Twingo GT e Suzuki Swift Sport.
O que é?
Este Up! faz jus à sigla GTI - por dentro e por fora. Ele recebe bancos com o famoso tecido xadrez do Golf GTI e oferece bons apoios laterais. Também traz um volante com desenho mais esportivo e pega grossa, além de uma central multimídia com tela de 5" e entrada USB. Oferece toda a conectividade que você precisa, embora para ter GPS você precise usar seu celular.
Por fora ele também não deixa a desejar. É oferecido com carroceria de 2 portas e nas cores vermelha, preta, branca ou prata, sendo que o logotipo GTI está logo abaixo do capô, no canto direito da grade. O friso da grade, claro, tem a faixa vermelha característica dos GTI - como a VW fez com o novo Up! TSI brasileiro também. O conjunto fica completo com as belas rodas aro 17" e com a suspensão rebaixada em 15 mm, que ao mesmo tempo deixa o visual mais agressivo e a estabilidade melhor.
Como anda?
Bem, vamos começar com o motor. É uma pequena joia de três cilindros, cujo turbo faz as rotações subirem de forma animada, entregando real vigor a este "baby" GTI. O tempo divulgado para a aceleração de 0 a 100 km/h é de 8,8 segundos, o que é perfeitamente suficiente para uma condução animada na cidade. O GTI é realmente rápido e seu motor gosta de girar, mesmo que tenha torque o bastante para oferecer retomadas justas em marchas altas. A "manha" é deixar sempre o giro ao redor das 2 mil rpm (é um pouco lento abaixo disso), no que contribui o ótimo câmbio manual de 6 marchas, com engates leves e precisos.
Então vamos ao ponto - o Up! GTI é muito divertido nas curvas. Pode não ser tão maleável e afiado como os hot hatches maiores, como MINI Cooper S ou Fiesta ST, mas ainda é estável e sem frescuras. Pode entrar nas curvas com velocidade sem medo de ser feliz. Ele oferece uma dirigibilidade muito amigável, o que significa que você pode jogá-lo de um lado para o outro nos cotovelos mais fechados e o máximo que vai acontecer será uma discreta saída de frente. Daí basta aliviar o acelerador que ele volta à trajetória, ajudado pela direção com uma razoável comunicação.
Se tem algo que falta, são os modos de condução ajustáveis que existem nos GTI de Polo e Golf. O Up! é um esportivo mais "cru" que seus irmãos maiores. Mas isso não chega a ser um problema, uma vez que, mesmo firme, a suspensão ainda lida bem com os impactos das ruas (ao menos nas bem asfaltadas vias europeias).
Uma reclamação fica por conta do posicionamento dos pedais: há um grande espaço entre o acelerador e o freio, o que dificulta a manobra de "punta tacco". Ao menos o pedal de freio é firme no tato e tem excelente resposta. Por fim, o Up! GTI não é exatamente silencioso na estrada, mas isso não deve ser um problema, afinal, ninguém compra um subcompacto para viagens continentais, não é mesmo?
Devo comprar um?
Sim, sim, e sim de novo. Na Reino Unido o GTI custa apenas 750 libras (cerca de R$ 3.500) a mais que a versão "normal" de 89 cv - e o esportivo também não tem o seguro muito caro. Trata-se de um compacto altamente divertido, que tem visual bacana, não custa muito para manter e ainda coloca um sorriso na sua cara toda vez que você o dirige. O que mais você poderia querer? No caso dos brasileiros, que ele fosse vendido por aqui...
Galeria: Volkswagen Up! GTI 2018
2018 VW Up GTI 3dr
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