Além de revelar que a Volkswagen tem planos de produzir um novo SUV em Taubaté (SP), o sindicato da região adiantou mais uma informação sobre o futuro de modelos importantes aqui no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) publicou em seu site que a geração atual de Gol, Voyage e Up! serão produzidos até 2021 e que o complexo terá prioridade na discussão “caso haja outro modelo chamado Gol ou Voyage”.

Galeria: VW Gol e Voyage 2019

O Sindmetau fez uma reunião com a Volkswagen para definir os investimentos para a fábrica em Taubaté e o acordo foi aprovado pelos trabalhadores. Ficou definida a renovação de cláusulas da Convenção Coletiva, volta da data-base anual e valores e reajustes da PLR. A marca se comprometeu a investir no complexo para que ela seja capaz de produzir novos modelos com a plataforma MQB.

O investimento foi um alívio para os trabalhadores, já que define o que acontecerá com a fábrica no futuro. O sindicato diz que as plataformas VW 23X (Gol e Voyage) e VW 120 (Up!) estão programadas para sair de linha em 2021. Quando apresentou seus planos até 2020, a Volkswagen colocou entre os lançamentos um modelo chamado A00, definido como “sucessor do Gol”.

VW up! TSI 2018

Esta nova geração do Gol deve utilizar uma versão mais simples da plataforma MQB-A0 do Polo, com menos recursos (por isso o nome A00) e, embora a empresa não diga nada, deve ser usada também para um novo Voyage. Já o Up! vai se despedir sem deixar substituto. Sem nunca ter encontrado seu espaço no mercado brasileiro, ficou com preço muito acima da proposta para ser o modelo de entrada da Volkswagen. Enquanto não chega o fim da linha, o subcompacto terá uma simplificação na gama, reduzindo a quantidade de versões à venda.

Após a publicação desta informação, a Volkswagen do Brasil emitiu o seguinte comunicado ao Motor1.com:

"A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e up! continuam em produção em Taubaté (SP) e que têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação. O Gol é o 5º modelo mais vendido do País, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca. No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PCD - Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%). Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, o up! é o modelo mais vendido da marca, contribuindo para a liderança de mercado da Volkswagen pelo segundo ano consecutivo.

A aprovação de um novo acordo coletivo com o sindicato local de Taubaté, votado em 20/02 pelos empregados, é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados. A Empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.”

Fonte: Sindmetau

Envie seu flagra! flagra@motor1.com