Ir para o conteúdo principal

Flagra: VW Tera terá versão 1.0 básica para manter preço baixo

Flagrado pela primeira vez sem camuflagem, versão de entrada revela mais detalhes do que esperar no lançamento, em maio

Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI
Foto de: Placa Verde

Depois de ter sido apresentado oficialmente pela Volkswagen durante o Carnaval do Rio 2025, na Sapucaí, o SUV Tera já começa a ser testado nas ruas sem camuflagem e em versões mais baratas, como a unidade flagrada pelos nossos colegas do perfil Placa Verde, no Instagram.

Diferente das unidades mostradas no sambódromo, versão High com pacote Outfit, o protótipo visto nas ruas de Ubatuba, no litoral norte do estado de São Paulo, se destaca por trazer aros menores que as rodas de liga-leve de 17" do topo de linha. No protótipo, o carro apresenta rodas que parecem ser de aro 15" com calotas e também não conta com detalhes cromados, indicando que podemos estar vendo pela primeira vez a versão básica do novo SUV.

Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI
Comparativo Renault Kwid x Citroën C3 x VW Polo Track

Ao observar melhor as imagens, é possível que estejamos diante da versão com motor aspirado do Tera, que deve trazer o mesmo motor 1.0 MPI de três cilindros, com potência máxima de 84 cv e torque de 10,3 kgfm associado ao câmbio manual de 5 velocidades. Na versão de entrada, Track, o Polo traz calotas escurecidas com 4 furos, parecidas com a do protótipo do novo SUV.

De resto, parece manter a mesma iluminação em LED da versão High, com circulação diurna formando uma assinatura dianteira exclusiva, com iluminação fracionada em dois segmentos sobre os faróis. A versão de entrada também mantém o filete cromado ligando os dois faróis. 

Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI
Foto de: Placa Verde
Volkswagen Tera High Outfit 2025 - Frente
Foto de: Volkswagen

Tera será o menor SUV da VW

Produzido na fábrica de Taubaté (SP) sob a base MQB A0, o novo SUV deverá ter porte na faixa dos 4 metros de comprimento, menor que T-Cross e Nivus, com entre-eixos de 2.566 mm — para comparação, Pulse e Kardian têm 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.

Sob o capô, já está confirmado o motor 1.0 TSI, amplamente usado pela Volkswagen no Brasil. Rumores indicam que ele terá 116 cv (a mesma configuração do Polo) para diferenciá-lo dos mais potentes Nivus e T-Cross, que possuem 128 cv, mas não descartada essa opção nas versões mais caras. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas nas intermediárias e topo de linha.

Flagra: VW Tera aparece em versão de entrada e pode adotar motor 1.0 MPI

Com esse novo flagra, os rumores de que a Volkswagen apostará no Tera como um carro de volume parecem se confirmar, já que uma versão de entrada seguindo a estratégia da Citroën com o Basalt pode ajudar o SUV a ter preços de entrada mais baixos.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


Exclusivo: confira a primeira avaliação do Zeekr X no Brasil. Construído na mesma plataforma do EX30, é melhor que o Volvo? Apresentamos o Zeekr X Premium, um SUV 100% elétrico premium que traz inovações, acabamento superior e refinamento aprimorado em relação ao seu "primo" da marca sueca. Confira os detalhes e impressões no vídeo do Zeekr X Premium no canal Motor1.com no Youtube. 

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Envie seu flagra! flagra@motor1.com