Volkswagen T-Roc Cabriolet é salvo após acordo e ficará em linha até 2027
Fábrica alemã de Osnabrück, especializada na produção de conversíveis, não será fechada como previsto
Principal representante da Volkswagen no segmento de descapotáveis na Europa, o T-Roc Cabriolet quase teve seu fim decretado dentro do rigoroso programa de cortes de gastos da marca. A fábrica que concentrada a produção do modelo, sediada em Osnabrück, na Alemanha, estava para ser fechada, mas felizmente foi salva - pelo menos até o final desta década - após acordo de trabalho firmado com o sindicado.
Com isso, o T-Roc Cabriolet seguirá vivo no portfólio da marca e, mais do que isso, terá sua produção estendida. Pelo que ficou definido, o modelo continuará em linha até meados de 2027, mantendo-se até lá como único conversível do catálogo da Volkswagen. O modelo tem vendas concentradas principalmente na Europa, incluindo Alemanha, França e Itália.
Volkswagen T-Roc Cabriolet Edition Grey
Embora a Volkswagen tenha mais de 70 anos de experiência na produção de conversíveis, o lançamento o T-Roc Cabriolet é considerado ousado até hoje. O nicho de SUVs sem teto ainda é bastante restrito no mercado global e pouquíssimas marcas ousaram investir dinheiro na categoria. A Land Rover tentou ganhar espaço com o Evoque Conversível, mas não deu continuidade. A Nissan também tentou inovar com o Murano CrossCabriolet, mas as vendas fracassaram e o modelo rapidamente foi descontinuado.
Na comparação com o T-Roc "fechado", o Cabriolet é maior e tem distância entre-eixos ligeiramente mais longa. A capota é confeccionada em tecido e leva apenas 9 segundos para ser aberta - operação realizada a velocidades de até 30 km/h. O espaço interno é suficiente para levar apenas 4 pessoas, sendo os bancos traseiros indicados apenas para crianças. Adultos podem até se acomodar, mas apenas no caso de viagens curtas, já que não há espaço para esticar as pernas.
Em 2023, o T-Roc Cabriolet foi o segundo conversível mais vendido da Europa, perdendo apenas para o Mini Cooper Cabriolet. O leque de compradores é formado principalmente por fãs de outros descapotáveis famosos da Volkswagen, como o Golf Cabriolet e o icônico Eos (que chegou até mesmo a ser vendido no Brasil).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Apesar das boas vendas, VW T-Roc Cabriolet não terá nova geração
Stellantis é multada em R$ 260 mi por fraudar emissões em picapes Ram
Vendas Reino Unido em janeiro: SUV chinês emplaca como o mais vendido
Carona na estrada poderá dar desconto no pedágio; entenda
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
Um palpite sobre o futuro dos carros populares
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo