À venda no mercado internacional desde 2017, o Volkswagen T-Roc acaba de chegar à linha 2022 na Europa com importantes novidades. O modelo estreia a chamada reestilização de meia-vida e incorpora atualizações importantes tanto do ponto de vista estético quanto tecnológico. Se alinha aos lançamentos mais recentes da marca e, ao mesmo tempo, antecipa o caminho a ser seguido no facelift de SUVs menores, como T-Cross e Nivus.

Por fora, destaque para o novo formato do para-choque, entradas de ar mais amplas e detalhes contrastantes com a cor da carroceria, como no Taos. Os faróis também mudaram e agora são de LED em todas as versões, evoluindo para tecnologia IQ.Light LED nos modelos mais caros. Chama atenção ainda a grade com filete iluminado - recurso que tem virado marca registrada nos novos modelos da marca.

Volkswagen T-Roc R 2022
Volkswagen T-Roc R 2022
Volkswagen T-Roc R 2022

Na traseira, o T-Roc 2022 adota lanternas com lentes escurecidas e nova disposição interna de elementos, bem como novo para-choque. Nas laterais, destaque para as rodas inéditas e que variam de 16 a 19 polegadas, dependendo da versão. Completam o pacote paleta de cores atualizada com tonalidade inéditas. 

Por dentro, a Volkswagen optou pro promover mudanças mais profundas. O painel foi totalmente redesenhado e agora conta com materiais de melhor qualidade no acabamento, incluindo superfícies macias e costuras à mostra. A tela da central multimídia (6,5, 8 ou 9,2 polegadas) foi posicionada e agora está mais alta, na mesma linha de visão do quadro de instrumentos digital. Conta agora com compatibilidade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Logo abaixo, destaque para os novos controles para o sistemas de ar-condicionado - os mesmos usados pela nova geração do Golf e nos reestilizados Tiguan e Polo. Além disso, a alavanca do câmbio automático tem um novo formato, assim como o volante equipado com raios com superfícies capacitivas.

O pacote de tecnologias foi atualizado com novos recursos de assistência à condução, incluindo Travel Assist. O sistema funciona em conjunto com o piloto automático adaptativo e é capaz de intervir na direção, aceleração e frenagem.

Volkswagen T-Roc 2022
Volkswagen T-Roc Cabriolet 2022
Volkswagen T-Roc Cabriolet 2022

Sob o capô, as opções de motorização seguem as mesmas. A gasolina, destaque para o 1.0 TSI de 110 cv e o 1.5 TSI de 150 cv. A diesel, é ofertado o 2.0 TDI com potências de 115 cv ou 150 cv. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7 velocidades. Tração integral 4Motion também varia de acordo com a motorização.

A versão R, em particular, tem motor 2.0 TSI com 300 cv e preparação esportiva. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Outra versão de destaque é a Cabriolet, com teto de lona e espaço para quatro passageiros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com