Apesar da circulação de diversos rumores em torno do retorno de modelos icônicos, como TT e R8, o portfólio da Audi no mercado internacional deverá mesmo continuar sendo dominado por SUVs. Só no catálogo alemão, por exemplo, são nada menos que 12 crossovers, desde o compacto Q2 até o grande Q8, passando por motorizações a gasolina, diesel, híbridos plug-in e elétricos. E a razão para tudo isso é simples: dinheiro!
Enquanto mercado global de carros esportivos continua a diminuir, a demanda por SUVs no mundo inteiro segue em franca ascensão (mesmo após décadas seguidas de crescimento). A revista Carsales cita o chefe de produtos da Audi Austrália, Peter Strudwieke, dizendo: "Acho que a Audi está sempre olhando para as tendências do segmento global. Então, é claro que os SUVs têm aumentado nos últimos anos. No momento, eles ainda estão em ascensão."
Strudwieke prossegue dizendo que os derivados Sportback de certos modelos Q (SUVs) têm parte do DNA dos carros esportivos. No entanto, a triste realidade é que esses SUVs são, em sua maioria, crossovers já existentes com apenas algumas mudanças de estilo. Na prática, SUVs com traseira rebaixada dificilmente podem ser considerados substitutos do TT e muito menos do R8 (veículo de alta performance com motor central e reputação até hoje elogiada).
Outros modelos semi-individuais também faltam na gama, já que o novo A5 não terá mais versões de duas portas e, na prática, a Audi não vende mais cupês ou conversíveis. A principal razão para saída da categoria é comercial. Veículos de nicho vendem pouco e, por vezes, não justificam o investimento empenhado no desenvolvimento. Muitos poderiam argumentar que uma montadora do porte da Audi deveria ter pelo menos um cupê e/ou conversível disponível no portfólio, mas as prioridades atualmente são outras.
Além do TT e do R8, Audi também desistiu dos cupês e conversíveis
Se um dia a Audi decidir trazer o TT de volta ao mercado, não ficaríamos surpresos se fosse outro crossover. Afinal, existe um precedente. O conceito TT Off-Road, lançado há uma década, imaginou um SUV que nunca saiu do papel. No mesmo ano houve também um TT Sportback, que deveria servir como um elegante sedã de quatro portas, mas isso também nunca se concretizou.
A alta demanda por SUVs não é a única razão pela qual os carros divertidos foram colocados em segundo plano. O chefe da Audi Austrália, Jeff Mannering, menciona que a empresa precisa ter cuidado ao gastar dinheiro em novos produtos, dado o difícil clima econômico em 2024.
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Fonte: CarSales
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