Depois de dar uma repaginada no Q8 e no SQ8, a Audi está completando a linha com a atualização do RS Q8, o esportivo topo de linha. O SUV cuoê traz consigo uma nova versão Performance para fazer eco a outros carros com o emblema RS que receberam um derivado mais malvado. Depois de modelos a gasolina apimentados, como o RS4, RS5, RS6 e RS7 Performance, eis que surge o mais potente de todos eles.

O RS Q8 Performance chega ao topo do quadro de potência de um modelo a gasolina puro de Ingolstadt. Com uma potência monstruosa de 640 cv, ele supera até mesmo o extinto R8 com seu motor V10 naturalmente aspirado. São 86,7 kgfm de torque de um V8 4.0 biturbo com peças aprimoradas. É força suficiente para atingir 100 km/h em apenas 3,6 segundos antes de atingir uma velocidade máxima de 305 km/h.

A potência recém-adicionada ajudou a Audi a reduzir em quase 6 segundos o tempo de volta em Nürburgring do antigo RS Q8. Ao mesmo tempo, o novo Performance se tornou o SUV de produção mais rápido em torno do Green Hell. O piloto de corrida e desenvolvimento Frank Stippler completou uma volta no Nordschleife em 7 minutos e 36,69 segundos para destronar o Porsche Cayenne Turbo GT (7:38,92), melhorando o recorde em mais de 2 segundos.

Audi RS Q8 (2024) e Audi RS Q8 performance (2024)

Audi RS Q8 (2024) e Audi RS Q8 performance (2024)

A Audi ainda venderá um RS Q8 normal com o V8 amansado para 600 cv, ou 40 a menos do que o Performance. Manter o modelo básico significa que você também está perdendo torque, com 81,6 kgfm. Isso não quer dizer que o RS Q8 regular seja um desleixo, pois ele faz o sprint em 3,8 segundos, apenas dois décimos de segundo mais lento que a nova variante. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas o limitador pode ser afrouxado para 280 ou 300 km/h.

A dupla dinâmica herda as mudanças de estilo que vimos no ano passado no Q8 e no SQ8, mas há uma grade dianteira diferente em forma de colmeia. O padrão se estende até as entradas de ar ampliadas para dar aos modelos RS uma aparência mais agressiva. Em consonância com os veículos mais esportivos da Audi, há ponteiras ovais na parte traseira. Falando nisso, o Performance recebe um escapamento mais leve, recentemente desenvolvido, com pressão traseira reduzida e uma trilha sonora mais profunda. Um sistema de escapamento esportivo RS opcional traz um ronco ainda maior.

O RS Q8 tem um visual inteligente com faróis de LED matriciais e um farol alto a laser, enquanto as lanternas traseiras OLED têm cinco assinaturas de luz personalizáveis. Se estiver se sentindo aventureiro, a Audi oferece rodas douradas foscas de 23" com pneus robustos 295/35. Os freios de cerâmica estão disponíveis por um custo adicional e vêm com discos dianteiros de 440 mm e traseiros de 370 mm. A impressionante pintura Sakhir Gold é oferecida, juntamente com as recém-adicionadas Ascari Blue e Chili Red.

Audi RS Q8 (2024) e Audi RS Q8 performance (2024)

Audi RS Q8 (2024) e Audi RS Q8 performance (2024)

Esses modelos Q8 de alta qualidade vêm com bancos esportivos perfurados com costura em favo de mel. A Audi envolve o volante em Alcantara e usa microfibra de garrafas recicladas para o seletor de marchas e outras áreas. Para maior conforto, a suspensão pneumática adaptativa é padrão e pode ajustar a altura do veículo. Há ainda estabilização eletromecânica ativa e direção nas rodas traseiras.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com