A Audi está celebrando os 20 anos do primeiro RS6 Avant, com nascimento em alguns mercados globais em 2002. Fomos convidados para esta festa, onde nosso time dos Estados Unidos teve a sua disposição as 4 gerações da perua (que eles só tiveram a partir de 2021), além do sedã da segunda geração. Isso aconteceu em Banff, Alberta, no Canadá. 

Foram alguns dias ao volante da mais moderna perua RS6 e seus antepassados, é realmente bem difícil escolher uma favorita e, aos norte-americanos, mais um motivo para lamentar que não a tiveram tão cedo quanto o Brasil, por exemplo. Uma dica: habilite as legendas do vídeo e assista as impressões de cada uma delas! E a partir daqui, quem fala é Brett Evans.

Audi RS6 Generations

Claro, meu tempo ao volante teria sido um pouco mais divertido se eu tivesse tido mais liberdade para explorar os Audi. Mas como esta turma veio da frota Tradition da montadora, historicamente significativos, também incluía um líder que se recusava firmemente a exceder o limite de velocidade (que em Banff é de 110 km/h). Alguns espaçamentos astutos entre veículos e um co-piloto permissivo me permitiram exceder esse número em breves momentos em cada um dos veículos, mas tais oportunidades eram raras. Ainda assim, está um lindo dia nas Montanhas Rochosas canadenses.

2004 Audi RS6 Avant
2004 Audi RS6 Avant
2004 Audi RS6 Avant

Audi RS6 Avant (C5) 2002-2004 - O gosto do clássico

  • Motor: biturbo V8 4.2
  • Potência e torque: 450 cv / 57,1 kgfm
  • Transmissão: Automática de 5 marchas
  • 0-100 KM/H: 4,7 Segundos

O primeiro Audi RS6 foi baseado na geração C5 do A6, uma das marcas da fabricante em termos de design de vanguarda. A fim de criar espaço para o V8 de 4,2 litros com turboalimentação dupla, os engenheiros da Audi ampliaram a parte dianteira e ampliaram a bitola, necessitando de um pára-choque dianteiro revisado e de extensões musculares do arco da roda que se adequam ao design Bauhaus-chic do A6. Um câmbio automático de 5 marchas com trocas manuais Tiptronic, então algo avançado, é padrão, assim como o sistema Quattro de tração integral, produzindo um sprint de apenas 4,7 segundos a 100 km/h - chamativo para a época e estilo de carroceria.

Na orgulhosa convenção da Audi, esse motor pendia quase que inteiramente para a frente das rodas, e a subviragem é a ordem do dia. Ajudando a compensar ligeiramente é uma suspensão Dynamic Ride Control que opera sem qualquer eletrônica. Molas de aço trabalham com amortecedores que são conectados diagonalmente - frente-direita a traseira-esquerda e frente-esquerda a traseira-direita - através de linhas hidráulicas, válvulas e reservatórios. Quando o RS6 entra numa curva e as rodas internas começam a descarregar, o efeito de vácuo força mais fluido nos externos para contrabalançar a rolagem. Idem ao acelerar e frear.

2002-2004 Audi RS6 Twin Turbo 4.2-Liter V8

Quando chegou a minha vez de dirigir, um representante da Audi atirou a legendária chave em canivete e me acenou para ficar confortável. O C5 RS6 parece muito mais "vintage" do que qualquer um de seus sucessores, o que significa um interruptor de teto solar de estilo twist-style, um visor LCD com tonalidade verde no painel de instrumentos, e colunas finas que garantem excelente visibilidade. Em condições quase impecáveis, este RS6 é uma máquina do tempo - de repente, eu estou no chão do meu quarto de infância lendo na Car and Drive um comparativo do RS6 com a BMW M5, Mercedes-Benz E55, e Jaguar S-Type R.

A experiência de dirigir é igualmente um resgate ao passado. Os carros de cinco marchas automáticos, de uma época em que ganhavam o termo "slushbox", mas a função Tiptronic ajuda a restaurar algum controle. O peso do motor é claramente evidente mesmo em curvas mais lentas, embora a potência acalme alguns desses males, e o RS6 puxa com força de praticamente qualquer ponto do tacômetro. A direção pesada é outra agradável surpresa, sentindo-se natural e conectada. E com uma condução suave e uniforme, o C5 RS6 é um grande turista estelar para uma viagem sobre os Alpes - uma missão perfeita dada sua cabine arejada e encharcada de nostalgia.

2010 Audi RS6 Avant Plus
2010 Audi RS6 Avant Plus
2010 Audi RS6 Avant Plus

Audi RS6 Avant (C6) - O Lambo de teto longo

  • Motor: biturbo V10 5.0
  • Potência e Torque: 580 cv / 66,4 kgfm
  • Transmissão: Automática de 6 marchas
  • 0-100 KM/H: 4,6 Segundos

A segunda geração do Audi RS6 chegou seis anos após a primeira, com uma mudança maciça. Como o resto de seus parentes, a perua da geração C6 é biturbi, em um V10 de 5,0 litros que estava relacionado ao aspirado naturalmente de 10 cilindros no Lamborghini Gallardo. Era o Audi mais potente na época e podia atingir 100 km/h em 4,6 segundos. O anterior sistema Quattro 50/50 foi revisado para um split esportivo de 60% atrás, e se necessário, ele poderia enviar cada cavalo para trás. Um sistema de lubrificação por cárter seco ajudou a manter as coisas funcionando sem problemas em condições tão dinâmicas.

Não é apenas o V10 que separa a geração C6 RS6 de seu antepassado. A Audi correu mais alguns riscos em termos de design. Com a intenção de lembrar o Audi Quattro original de 1981, as mudanças interromperam as linhas limpas da Avant C6 mas também acrescentaram uma agressão inegável. Este RS6 em particular vem com o pacote Plus, que anima o interior com um painel de couro, um lindo conjunto de bancos concha, e uma placa de série única - 001/500, se você estiver se perguntando. Funcionalmente, o Plus também acrescenta freios de cerâmica e um limitador de velocidade superior.

2008-2010 Audi RS6 Twin Turbo 5.0-Liter V10

Para tantas distinções que a geração C6 tinha, ela ainda carregava todos os 278 kg do motor para a frente do eixo dianteiro. Como o C5, transformar este RS6 em um carro para curvas parece um pouco como empunhar uma marreta - use seu impulso sabiamente, porque será difícil mudar de idéia uma vez que você tenha começado. Stephan Reil, que lidou com o desenvolvimento de cada RS de 1998 a 2020, é franco quando diz que o carro teve um desempenho brilhante em linha reta, mas precisou de ajuda dinâmica. Ainda assim, o C6 se sente muito mais moderno do que seu antecessor por sua cabine elegante e amortecedores opcionais de três posições adaptáveis.

E depois há o barulho que ele faz. Enquanto cada RS6 anterior e desde então emitia um ruído relativamente agradável, a casca do turbo-V8, o rosnado do V10 é emocionante e indutor de risadas, com um leve ruído de motor temperado por um grito de escape que soa mais apropriado para um carro de Fórmula 1 dos anos 1990 do que uma perua elegante. Acompanhando o som está um platô de torque amplo e plano que persiste de 1.500 a 6.250 rpm. Cada zona de passagem, saída de curva e rampa era uma oportunidade para acelerar o RS6 e converter sua área de carga em uma câmara de ressonância através daqueles gloriosos tubos de escape ovais.

2018 Audi RS6 Avant Performance
2018 Audi RS6 Avant Performance
2018 Audi RS6 Avant Performance

Audi RS6 Avant (C&) 2013-2018 - Carro Esportivo para viver

  • Motor: V8 4.0 biturbo
  • Potência e torque: 605 cv / 76,5 kgfm
  • Transmissão: Automática de 8 marchas
  • 0-100 KM/H: 3,7 Segundos

Aquela pesada dianteira foi uma coisa do passado quando a geração C7 RS6 apareceu. A terceira do supercarro em forma familiar finalmente abandonou sua antiga plataforma em favor da arquitetura MLB, que levou o motor 15 cm mais para trás. Como se isso não fosse suficiente, o V8 de 4,0 litros era mais leve que o V10 de 5,0 litros. O V8 tinha um pouco menos de potência a 570 cv, mas seus 76,5 kgfm mais do que compensados, assim como uma nova caixa automática de oito marchas. A nova suspensão pneumática melhorou tanto o conforto quanto o desempenho, e estranhamente, um engate de reboque estava disponível como uma opção pela primeira vez.

O C7 também trouxe de volta os sinalizadores do pára-lamas sutis em estilo arco do RS6 original, embora uma postura mais ampla de 7 cm em relação ao A6 padrão garantiu que ninguém subestimasse a parua. Isso é ainda mais aplicável ao modelo RS6 Performance que eu dirigi, o qual obteve uma versão aperfeiçoada do motor de 4.0 litros para um total de 605 cv, bem como um wordmark "quattro" agressivo na grade frontal de quadro único e acabamentos exteriores em titânio fosco escurecido. O sprint para 100 km/h termina em 3,7 segundos.

2013-2018 Audi RS6 Twin Turbo 4.0-Liter V8

O ronco adicionado e o melhor equilíbrio são imediatamente aparentes. Enquanto as duas primeiras do RS6 parecem um pouco lãs e datadas, o carro esportivo de terceira geração é muito mais atlético, com respostas aguçadas e excelente controle corporal. Também há menos atraso do turbo, dando ao C7 o necessário para sustentar seus modos de condução mais leves. E ainda assim, este RS6 não é tão memorável quanto seus dois predecessores imediatos. Há menos hábitos ruins para o motorista controlar, e muito parecido com aquela pessoa que diz odiar o drama, mas depois se insere nele a cada oportunidade, eu me vi perdendo de alguma forma a subviragem.

Felizmente, a C7 RS6 é supremamente confortável e elegante. A cabine familiar é um paragon do minimalismo do Audi graças a uma tela de info-entretenimento e aos tweeters que se escondem quando não estão em uso, e os controles climáticos físicos logicamente dispostos me lembram até onde caímos na busca de colocar tudo em uma tela sensível ao toque. E essa suspensão a ar é palpavelmente diferente ao alternar entre seus modos mais esportivos e mais confortáveis - Dr. Jekyll para o trajeto da manhã e Sr. Hyde para quando for hora de caçar 911 na rota panorâmica para casa.

2022 Audi RS6 Avant
2022 Audi RS6 Avant
2022 Audi RS6 Avant

Audi RS6 Avant (C8) 2022

  • Motor: V8 4.0 biturbo
  • Potência e torque: 600 cv / 81,6 kgfm
  • Transmissão: automática de 8 marchas
  • 0-100 KM/H: 3,6 Segundos

A última e maior Avant da história, o Audi RS6 de hoje é semelhante ao seu predecessor imediato em alguns aspectos - arquitetura MLB e um V8 de 4,0 litros com turboalimentação dupla. Mas se diferencia do A6 com mais insistência do que nunca, com uma largura adicional de 8 cm e uma carroceria única para tudo, exceto o teto, as portas dianteiras e a tampa traseira. Pára-lamas dobrados misturam o C5 com a C6 com raios de caixa, enquanto pára-choques dianteiro e traseiro mais afiados agora incluem lâminas de acentuação agressiva para garantir que ninguém confunda a RS6 com uma Allroad.

O RS6 Avant de hoje também recebe características modernas como um sistema híbrido-leve de 48 volts e direção do eixo traseiro, e a plataforma revisada é um pouco mais rígida do que antes. Com um saudável 600 cv e 81,6 kgfm, o RS6 pode atingir 100 km/h em 3,6 segundos, tornando-a a perua Audi mais rápida da história.

2019-Present Audi RS6 Twin Turbo 4.0-Liter V8

Somando tudo isso na estrada, você fica com uma experiência de condução muito memorável. Mais envolvente do que o C7, o C8 RS6 é mais afiado e ágil em baixas velocidades, mas não sacrifica a estabilidade ao percorrer a auto-estrada. E apesar de suas enormes rodas opcionais de 22 polegadas, a Avant RS6 é confortável e silenciosa, o que permite aos passageiros tirar o máximo proveito de seu interior ultra-moderno e bem trabalhado - embora eu desejasse que a tela secundária de toque fosse apenas um banco de controles físicos.

Ainda assim, não estou aqui para escarnecer da ergonomia. Como a primeira Avant RS6 oferecida nos EUA, tenho um ponto fraco em meu coração para a geração C8. Em 2020, foi o primeiro modelo RS que dirigi, e desde então, minha apreciação e paixão pelo carro-chefe da linha A6 só tem aumentado. O fato de acelerar com ferocidade e manejar estradas curvadas como um veículo muito menor só aumenta o seu apelo.

2022 Audi RS6 and 2004 Audi RS6

Eeny, meeny, miny, moe...

Após o fim de nossa viagem, nos perguntaram sinceramente sobre qual RS6 era o melhor. Havia apoiadores estridentes de todas as escolas de pensamento. Alguns acharam irresistível o encanto quase vintage do RS6 Avant original. Alguns de nós defendemos a nota de escape lamuriante do modelo C6. A dinâmica genuinamente boa do C7 RS6 veio à tona em conversa. E depois houve aqueles de nós que apreciamos que o modelo de hoje é mais envolvente e mais confortável do que qualquer um deles (com o bônus adicional de estar disponível nos EUA).

Todos esses são bons pontos, e da próxima vez que a Audi me oferecer as chaves para qualquer um deles, eu pularei na oportunidade. Mas se um gênio aparecesse de repente de uma lâmpada com o logotipo da Auto Union e dissesse que eu poderia escolher, seria muito difícil dizer não à V10. Algo sobre esse torque instantâneo e persistente provou ser viciante. Além disso, a cada parada de descanso e troca de motorista, eu continuava gravitando para olhar os três quartos traseiros do C6, um estudo em contraste entre a graciosa linha do teto da perua e as ousadas tochas do pára-lamas quadrados.

Audi RS6 20th Anniversary Lineup

A coisa mais legal de dirigir cada um dessas peruas brilhantes de volta para trás era experimentar a linha de passagem que os une. Eles têm seus próprios talentos, que enaltecem cada um deles a um tipo particular de entusiasta. Mas, em última análise, a Avant RS6 de hoje é muito parecida com a de seu bisavô. Tem um conforto inigualável. Há um banco traseiro e uma área de carga amigável para a família. Mas o mais importante, esse estilo de corpo parece que você está metido em algum tipo de segredo. Nunca um simples roofline se sentiu tão especial.

Galeria: Audi RS6 Avant 20th Anniversary Drive

Envie seu flagra! flagra@motor1.com