A Volkswagen aproveitou o Salão do Automóvel de Paris para mostrar suas novidades da linha ID, mas também mostrou o novo Volkswagen Tayron, SUV de porte médio que substituirá o Tiguan Allspace em vários mercados. Motor1.com esteve na mostra francesa e conta agora o que esperar dessa novidades.
Ao vivo, o novo VW Tayron tem porte e presença para ocupar bem o lugar do Tiguan. Embora seu projeto seja um pouco mais simples em relação à nova geração do SUV oferecido na Europa, tem como destaque o amplo espaço interno e para bagagens.
Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
Com 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m altura e entre-eixos de 2,79 m, tem porta-malas com capacidade de 850 a 2.090 litros, dependendo da versão. Embora as unidades mostradas em Paris tivessem apenas 5 lugares, o novo Tayron também será oferecido com 7 assentos.
Volkswagen Tayron já ostenta novo DNA da marca
A primeira geração do Tayron foi fabricada e oferecida somente na China. Nesta segunda linhagem, o Tayron contou com uma colaboração maior da matriz na Alemanha. Prova disso é que a partir de agora será produzido também em Wolfsburg na Alemanha e Puebla no México além Changchun na China na joint-ventura FAW-VW.
Visualmente não aparenta ser um projeto mais barato. O Tayron apresenta elementos visuais modernos que chamam a atenção. O conjunto óptico frontal, com grade e emblema iluminados, é um dos destaques, enquanto na traseira as lanternas em LED percorrem toda a tampa do porta-malas. O emblema Volkswagen também se ilumina em vermelho, adicionando um detalhe interessante ao design.
Traseira do Volkswagen Tayron 2025
As laterais do Tayron abandonam os vincos marcantes de outros SUVs, adotando linhas mais suaves e fluídas. Essa escolha de design reflete um visual menos agressivo, e essas características podem aparecer em futuros lançamentos da Volkswagen no Brasil, como o aguardado SUV A0.
Interior do Volkswagen Tayron
Internamente, o Tayron se destaca pela qualidade dos materiais, com plásticos emborrachados e detalhes em suede no painel. O espaço interno é generoso, especialmente considerando as dimensões do veículo. A central multimídia de grande tamanho é o ponto central do painel, acompanhada de um botão giratório no console central com uma pequena tela acoplada, conferindo uma funcionalidade diferenciada ao conjunto.
Painel digital do Tayron 2025
Central multimídia do Volkswagen Tayron 2025
Telinha no console central do Tayron 2025
No entanto, o Tayron conta com um painel de instrumentos digital mais simples, diferente do sofisticado Active Info Display presente no Tiguan europeu, embora ainda mantenha as funções essenciais esperadas.
No mercado europeu, o Tayron está disponível com motorizações variadas, como o motor 1.5 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI de 190 cv, ambos a gasolina. Há também a opção de um híbrido plug-in com 245 cv. A transmissão padrão é a DSG de dupla embreagem, com versões de tração dianteira ou integral dependendo da configuração.
O modelo que atenderá o mercado brasileiro virá do México, o qual atenderá também o mercado norte-americano. Tentamos contato com a Volkswagen do Brasil para obter informações sobre o modelo que chegará ao nosso mercado, mas a marca optou por não citar uma palavra a respeito.
Em termos visuais e de acabamento, o Tayron possui credenciais interessantes para ocupar o lugar do Tiguan de 7 lugares. Não é um apenas projeto chinês que foi adaptado para outros mercados, mas um SUV com qualidades e virtudes que atenderá mercados exigentes como o europeu e dos Estados Unidos.
O desenho geral do painel e materiais utilizados demonstram preocupação com a qualidade, bem como a central multimídia gigante que está presente na linha ID e modelos mais recentes europeus. Fica a dúvida se para o mercado brasileiro terá o painel digital mais simples ou se a Volkswagen utilizará o mais sofisticado Active Info Display, presente no Tiguan de hoje.
Outro ponto que a Volkswagen deve estudar atentamente é o conjunto propulsor. Com os novos riviis chineses oferecendo soluções híbridas do tipo plug-in, será muito pouco oferecer o Tayron apenas com motores turbo. A opção híbrida plug-in com potência combinada de 245 cv é a que parece fazer mais sentido, mas só saberemos de fato se isso se tornara realidade por aqui com ao início de produção no México.
Neste primeiro contato, a impressão que fica do novo Volkswagen Tayron como substituto do Tiguan foi muito positiva. A conferir.
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