A Volkswagen aproveitou o Salão do Automóvel de Paris para mostrar suas novidades da linha ID, mas também mostrou o novo Volkswagen Tayron, SUV de porte médio que substituirá o Tiguan Allspace em vários mercados. Motor1.com esteve na mostra francesa e conta agora o que esperar dessa novidades.

Ao vivo, o novo VW Tayron tem porte e presença para ocupar bem o lugar do Tiguan. Embora seu projeto seja um pouco mais simples em relação à nova geração do SUV oferecido na Europa, tem como destaque o amplo espaço interno e para bagagens.

Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
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Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris

Com 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m altura e entre-eixos de 2,79 m, tem porta-malas com capacidade de 850 a 2.090 litros, dependendo da versão. Embora as unidades mostradas em Paris tivessem apenas 5 lugares, o novo Tayron também será oferecido com 7 assentos.

Volkswagen Tayron 2025 no Salão de Paris
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Volkswagen Tayron já ostenta novo DNA da marca

Visual e interior

A primeira geração do Tayron foi fabricada e oferecida somente na China. Nesta segunda linhagem, o Tayron contou com uma colaboração maior da matriz na Alemanha. Prova disso é que a partir de agora será produzido também em Wolfsburg na Alemanha e Puebla no México além Changchun na China na joint-ventura FAW-VW.

Visualmente não aparenta ser um projeto mais barato. O Tayron apresenta elementos visuais modernos que chamam a atenção. O conjunto óptico frontal, com grade e emblema iluminados, é um dos destaques, enquanto na traseira as lanternas em LED percorrem toda a tampa do porta-malas. O emblema Volkswagen também se ilumina em vermelho, adicionando um detalhe interessante ao design.

Traseira do Volkswagen Tayron 2025
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Traseira do Volkswagen Tayron 2025

As laterais do Tayron abandonam os vincos marcantes de outros SUVs, adotando linhas mais suaves e fluídas. Essa escolha de design reflete um visual menos agressivo, e essas características podem aparecer em futuros lançamentos da Volkswagen no Brasil, como o aguardado SUV A0.

Interior do Volkswagen Tayron
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Interior do Volkswagen Tayron

Internamente, o Tayron se destaca pela qualidade dos materiais, com plásticos emborrachados e detalhes em suede no painel. O espaço interno é generoso, especialmente considerando as dimensões do veículo. A central multimídia de grande tamanho é o ponto central do painel, acompanhada de um botão giratório no console central com uma pequena tela acoplada, conferindo uma funcionalidade diferenciada ao conjunto.

Painel digital do Tayron 2025 
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Painel digital do Tayron 2025 

Central multimídia do Volkswagen Tayron 2025
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Central multimídia do Volkswagen Tayron 2025

Telinha no console central do Tayron 2025 
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Telinha no console central do Tayron 2025 

No entanto, o Tayron conta com um painel de instrumentos digital mais simples, diferente do sofisticado Active Info Display presente no Tiguan europeu, embora ainda mantenha as funções essenciais esperadas.

Turbos e híbridos

No mercado europeu, o Tayron está disponível com motorizações variadas, como o motor 1.5 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI de 190 cv, ambos a gasolina. Há também a opção de um híbrido plug-in com 245 cv. A transmissão padrão é a DSG de dupla embreagem, com versões de tração dianteira ou integral dependendo da configuração.

O modelo que atenderá o mercado brasileiro virá do México, o qual atenderá também o mercado norte-americano. Tentamos contato com a Volkswagen do Brasil para obter informações sobre o modelo que chegará ao nosso mercado, mas a marca optou por não citar uma palavra a respeito.

Melhor que Tiguan?

Em termos visuais e de acabamento, o Tayron possui credenciais interessantes para ocupar o lugar do Tiguan de 7 lugares. Não é um apenas projeto chinês que foi adaptado para outros mercados, mas um SUV com qualidades e virtudes que atenderá mercados exigentes como o europeu e dos Estados Unidos.

O desenho geral do painel e materiais utilizados demonstram preocupação com a qualidade, bem como a central multimídia gigante que está presente na linha ID e modelos mais recentes europeus. Fica a dúvida se para o mercado brasileiro terá o painel digital mais simples ou se a Volkswagen utilizará o mais sofisticado Active Info Display, presente no Tiguan de hoje.

Outro ponto que a Volkswagen deve estudar atentamente é o conjunto propulsor. Com os novos riviis chineses oferecendo soluções híbridas do tipo plug-in, será muito pouco oferecer o Tayron apenas com motores turbo. A opção híbrida plug-in com potência combinada de 245 cv é a que parece fazer mais sentido, mas só saberemos de fato se isso se tornara realidade por aqui com ao início de produção no México.

Neste primeiro contato, a impressão que fica do novo Volkswagen Tayron como substituto do Tiguan foi muito positiva. A conferir.

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