"Vem aí um novo ícone POP!". É assim que a Volkswagen prepara um de seus lançamentos mais esperados dos últimos tempos. Um novo SUV compacto, posicionado abaixo de T-Cross e Nivus, está pronto para enfrentar Fiat Pulse e Renault Kardian em um segmento que terá ainda mais concorrentes nos próximos anos, com produção em Taubaté (SP) e uma expectativa de volume considerável de vendas.
Com base nos flagras e no que foi apresentado durante o Rock In Rio, apresentamos a nossa projeção, feita pelo Renato Aspromonte. Um dos pontos mais interessantes sobre o SUV, chamado internamente de A0, é uma linguagem de design diferente do que está no T-Cross e no Nivus, com uma inspiração no que conhecemos recentemente nos SUVs da marca vendidos na Europa e Estados Unidos.
A dianteira tem os faróis full LED mas, diferente do que era ventilado, são peças diferentes das encontradas no Nivus. Com a luz diurna na parte superior, não terá a grade iluminada interligando as duas laterais. No para-choque, há uma ampla área em preto para dar a sensação de robustez, algo que a marca apresentou no Tiguan europeu.
Aliás, do Tiguan europeu vem a inspiração para as linhas laterais. As caixas de rodas têm vincos e, diferente do que vemos nos modelos atuais, não existe uma linha que passa pelas portas na parte superior. Nos para-lamas, aparecem os já manjados apliques plásticos tão característicos de SUVs ao redor do mundo, com as rodas de 17".
Na traseira, as lanternas são pequenas e estão interligadas por uma peça preta que passa pela tampa do porta-malas. A placa está no para-choque que, para reforçar a proposta de um SUV, tem um aplique inspirado no fora-de-estrada. Um pequeno spoiler acompanha o teto e suas barras.
Com produção em Taubaté (SP), o novo SUV da VW usará a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Como Kardian e Pulse, será menor que o T-Cross e Nivus, algo na faixa dos 4 metros - o Nivus tem 4.226 mm - e podemos sim chamar de evolução dos hatches aventureiros que já foram febre em nosso mercado. O entre-eixos deve ser o mesmo do Polo, com 2.566 mm.
O SUV A0 usará o motor 1.0 turbo, já conhecido. Não deverá ser ele o primeiro híbrido-flex no país, algo que deve ser reservado para a picape baseada no T-Cross, com produção no Paraná, e o novo motor 1.5 turbo, ou para o novo Taos. Entre as tecnologias de condução, o SUV A0 terá mesmo pacote encontrado já no Nivus, assim como muitos elementos no interior, como painel de instrumentos e sistema multimídia VW Play.
A questão é sobre o Polo. Com a chegada do SUV, o hatch poderá perder ao menos as versões mais caras, evitando o conflito dentro da loja. Vale lembrar que o hatch tem a versão Track como mais vendida e, o que já acontece, o Comfortline (R$ 115.790) e Highline (R$ 122.790) já estão posicionadas onde é esperado que o futuro SUV se posicione baseado no que Pulse (de R$ 105.990 a R$ 137.990) e Kardian (de R$ 115.990 a R$ 136.990) já apresentam nas lojas.
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