O mercado de veículos novos da Alemanha, o maior do continente europeu, fechou o mês de junho em alta. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no mês passado foram comercializadas 297.329 unidades, 6,1% a mais em comparação com o mesmo período de 2023.
O desempenho, no entanto, segue abaixo do período pré-pandemia (2019). Já o acumulado do 1º semestre, de 1.471.641 unidades, foi 5,4% melhor do que o registrado há um ano. Líder entre as montadoras, a Volkswagen (60.757) aumentou em 1,4 ponto percentual a sua participação de mercado nos últimos doze meses.
Skoda Kushaq
O grande destaque de junho, no entanto, foi a Skoda: com 22.419 unidades (+52%), a tcheca jamais havia sido 2ª colocada. Tradicional vice-líder por lá, a Mercedes-Benz (21.359) completou o pódio com retração de pouco mais de 15%. Com queda ainda maior (-18%), a Audi (20.398) foi superada pela BMW (20.947) na disputa pelo 4º lugar e ainda perdeu espaço para a Skoda no semestre.
Menção para a Dacia (8.805) – de acordo com o Best Selling Cars Blog, esta foi apenas a 4ª vez em que a marca romena garantiu presença no top 10 (as demais foram em dezembro de 2019, janeiro de 2023 e janeiro de 2024) – e para os quase 70% de crescimento da Citroën (5.921).
POS. |
MARCA |
JUN.2024 |
% MERCADO 2024 |
JUN.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º SEM. 2024 |
1º |
VW |
60.757 |
20,4% |
53.210 |
19,0% |
14,2% |
289.218 |
2º |
SKODA |
22.419 |
7,5% |
14.758 |
5,3% |
51,9% |
104.248 |
3º |
MERCEDES-BENZ |
21.359 |
7,2% |
25.207 |
9,0% |
-15,3% |
126.847 |
4º |
BMW |
20.947 |
7,0% |
19.595 |
7,0% |
6,9% |
114.690 |
5º |
AUDI |
20.398 |
6,9% |
24.923 |
8,9% |
-18,2% |
104.164 |
6º |
SEAT |
19.105 |
6,4% |
13.455 |
4,8% |
42,0% |
83.426 |
7º |
OPEL |
17.107 |
5,8% |
14.506 |
5,2% |
17,9% |
77.235 |
8º |
HYUNDAI |
9.501 |
3,2% |
10.023 |
3,6% |
-5,2% |
49.616 |
9º |
FORD |
9.463 |
3,2% |
12.049 |
4,3% |
-21,5% |
51.213 |
10º |
DACIA |
8.805 |
3,0% |
8.233 |
2,9% |
6,9% |
38.203 |
11º |
TOYOTA |
8.798 |
3,0% |
7.614 |
2,7% |
15,6% |
21.249 |
12º |
FIAT |
8.544 |
2,9% |
8.084 |
2,9% |
5,7% |
35.265 |
13º |
RENAULT |
8.281 |
2,8% |
7.391 |
2,6% |
12,0% |
26.491 |
14º |
KIA |
6.369 |
2,1% |
8.353 |
3,0% |
-23,8% |
35.912 |
15º |
PEUGEOT |
6.355 |
2,1% |
4.548 |
1,6% |
39,7% |
32.665 |
16º |
CITROËN |
5.921 |
2,0% |
3.509 |
1,3% |
68,7% |
31.407 |
17º |
VOLVO |
5.633 |
1,9% |
4.318 |
1,5% |
30,5% |
31.763 |
18º |
MG ROEWE |
5.158 |
1,7% |
4.675 |
1,7% |
10,3% |
13.602 |
19º |
TESLA |
4.648 |
1,6% |
8.044 |
2,9% |
-42,2% |
21.249 |
20º |
MAZDA |
4.645 |
1,6% |
4.475 |
1,6% |
3,8% |
23.972 |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
297.329 |
100,0% |
280.139 |
100,0% |
6,1% |
1.471.641 |
|
ACUMULADO |
1.471.641 |
100,0% |
1.396.870 |
100,0% |
5,4% |
No ranking de modelos, o T-Roc (9.464) liderou pela 1ª vez desde junho passado. No ano, entretanto, o vice-líder Golf (8.423) segue com enorme vantagem para reconquistar a posição de honra perdida em 2023. Com a 3ª posição do ID.3 (6.370) – melhor colocação para o elétrico desde dezembro/20 -, a Volkswagen garantiu 100% do pódio.
Volkswagen T-Roc
Em seu melhor posicionamento desde dezembro de 2020, o Skoda Octavia foi o melhor do resto. Único entre os dez primeiros com retração nas vendas, o VW Tiguan (5.792) completou o top 5. Em 10º e com avanço de mais de 100%, o Opel Astra (4.814) foi o único modelo não pertencente a marcas do grupo VW a figurar na parte de cima do ranking.
Volkswagen Tiguan 2024 (Europa)
Como destaque negativo, nenhum modelo da Audi, BMW ou Mercedes conseguiu garantir presença entre os vinte primeiros – o Classe C (2.269), por exemplo, foi apenas o 41º, com queda superior a 50%. Destaque para o Citroën C3 (3.007), que praticamente quadruplicou as vendas de 2023. Melhor entre os Ford, o Kuga (2.558) foi apenas o 34º colocado.
POS. |
MODELO |
JUN.2024 |
% MERCADO 2024 |
JUN.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º SEM. 2024 |
1º |
VW T-ROC |
9.464 |
3,2% |
7.697 |
2,7% |
23,0% |
40.544 |
2º |
VW GOLF |
8.423 |
2,8% |
7.019 |
2,5% |
20,0% |
60.786 |
3º |
VW ID.3 |
6.370 |
2,1% |
2.355 |
0,8% |
170,5% |
13.310 |
4º |
SKODA OCTAVIA |
5.991 |
2,0% |
3.834 |
1,4% |
56,3% |
27.734 |
5º |
VW TIGUAN |
5.792 |
1,9% |
6.329 |
2,3% |
-8,5% |
33.460 |
6º |
VW PASSAT |
5.545 |
1,9% |
5.324 |
1,9% |
4,2% |
26.185 |
7º |
VW POLO |
5.253 |
1,8% |
3.059 |
1,1% |
71,7% |
19.616 |
8º |
SEAT LEON |
4.924 |
1,7% |
2.676 |
1,0% |
84,0% |
21.976 |
9º |
CUPRA FORMENTOR |
4.815 |
1,6% |
2.849 |
1,0% |
69,0% |
18.091 |
10º |
OPEL ASTRA |
4.814 |
1,6% |
2.323 |
0,8% |
107,2% |
25.515 |
11º |
OPEL CORSA |
4.591 |
1,5% |
5.082 |
1,8% |
-9,7% |
20.231 |
12º |
MG ROEWE 4 |
4.492 |
1,5% |
928 |
0,3% |
384,1% |
9.159 |
13º |
VW TAIGO |
3.877 |
1,3% |
2.153 |
0,8% |
80,1% |
14.775 |
14º |
FIAT 500 |
3.784 |
1,3% |
4.893 |
1,7% |
-22,7% |
14.886 |
15º |
VW TRANSPORTER |
3.749 |
1,3% |
2.767 |
1,0% |
35,5% |
19.681 |
16º |
VW T-CROSS |
3.735 |
1,3% |
2.888 |
1,0% |
29,3% |
15.350 |
17º |
DACIA SANDERO |
3.630 |
1,2% |
2.529 |
0,9% |
43,5% |
16.650 |
18º |
DACIA DUSTER |
3.584 |
1,2% |
2.319 |
0,8% |
54,5% |
11.394 |
19º |
TOYOTA YARIS |
3.454 |
1,2% |
2.969 |
1,1% |
16,3% |
14.193 |
20º |
SKODA KODIAQ |
3.397 |
1,1% |
2.322 |
0,8% |
46,3% |
15.559 |
21º |
TESLA MODEL Y |
3.346 |
1,1% |
6.098 |
2,2% |
-45,1% |
16.662 |
22º |
AUDI A4 |
3.333 |
1,1% |
2.627 |
0,9% |
26,9% |
20.525 |
23º |
AUDI A3 |
3.149 |
1,1% |
3.902 |
1,4% |
-19,3% |
17.087 |
24º |
BMW X1 |
3.059 |
1,0% |
3.157 |
1,1% |
-3,1% |
16.077 |
25º |
FIAT DUCATO |
3.009 |
1,0% |
2.108 |
0,8% |
42,7% |
16.041 |
26º |
CITROËN C3 |
3.007 |
1,0% |
618 |
0,2% |
386,6% |
13.305 |
27º |
OPEL CROSSLAND X |
2.946 |
1,0% |
1.661 |
0,6% |
77,4% |
8.188 |
28º |
SKODA FABIA |
2.884 |
1,0% |
1.366 |
0,5% |
111,1% |
15.086 |
29º |
BMW SÉRIE 3 |
2.872 |
1,0% |
2.944 |
1,1% |
-2,4% |
18.780 |
30º |
BMW SÉRIE 1 |
2.809 |
0,9% |
2.046 |
0,7% |
37,3% |
11.227 |
31º |
SEAT IBIZA |
2.766 |
0,9% |
1.416 |
0,5% |
95,3% |
11.455 |
32º |
MERCEDES CLASSE E |
2.761 |
0,9% |
2.545 |
0,9% |
8,5% |
16.014 |
33º |
MERCEDES CLASSE V |
2.686 |
0,9% |
1.795 |
0,6% |
49,6% |
10.666 |
34º |
FORD KUGA |
2.558 |
0,9% |
2.303 |
0,8% |
11,1% |
11.646 |
35º |
AUDI Q3 |
2.460 |
0,8% |
2.394 |
0,9% |
2,8% |
11.615 |
36º |
SKODA SUPERB |
2.347 |
0,8% |
3.834 |
1,4% |
-38,8% |
8.318 |
37º |
MINI |
2.335 |
0,8% |
4.675 |
1,7% |
-50,1% |
14.963 |
38º |
AUDI A6 |
2.328 |
0,8% |
3.601 |
1,3% |
-35,4% |
10.105 |
39º |
SKODA ENYAQ |
2.318 |
0,8% |
1.936 |
0,7% |
19,7% |
9.630 |
40º |
OPEL GRANDLAND X |
2.305 |
0,8% |
1.550 |
0,6% |
48,7% |
10.464 |
41º |
MERCEDES CLASSE C |
2.269 |
0,8% |
4.906 |
1,8% |
-53,8% |
13.735 |
42º |
MERCEDES GLC |
2.260 |
0,8% |
2.711 |
1,0% |
-16,6% |
14.193 |
43º |
FORD FOCUS |
2.258 |
0,8% |
2.536 |
0,9% |
-11,0% |
10.836 |
44º |
SEAT ARONA |
2.153 |
0,7% |
1.501 |
0,5% |
43,4% |
10.039 |
45º |
SKODA KAMIQ |
2.104 |
0,7% |
1.547 |
0,6% |
36,0% |
11.812 |
46º |
SEAT ATECA |
2.068 |
0,7% |
2.639 |
0,9% |
-21,6% |
11.626 |
47º |
AUDI Q5 |
1.913 |
0,6% |
2.517 |
0,9% |
-24,0% |
7.585 |
48º |
OPEL MOKKA |
1.904 |
0,6% |
3.251 |
1,2% |
-41,4% |
10.200 |
49º |
HYUNDAI I10 |
1.869 |
0,6% |
1.632 |
0,6% |
14,5% |
7.010 |
50º |
VW CADDY |
1.862 |
0,6% |
1.436 |
0,5% |
29,7% |
9.611 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Tarok, Maverick, fim dos manuais na VW e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Astra GSi 2022: projeção detalha design da versão esportiva
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Astra 2022 mistura DNA do Peugeot 308 com identidade alemã
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Semana Motor1.com: CG 2022, andamos no Civic 2022, BMW M3 e mais