A BYD se tornou uma das maiores fabricantes do mundo em volume de vendas, vendendo principalmente veículos econômicos, mas ela quer mais do que isso. Por meio de sua marca premium Yangwang, ela quer começar a conquistar clientes de fabricantes de automóveis de luxo estabelecidos, e uma das maneiras de fazer isso é lançando um supercarro elétrico de altíssimo desempenho.
E este carro é o Yangwang U9 e, para provar que a BYD está falando sério com seu carro de alto desempenho, ela levou protótipos para pista de Nürburgring para testá-los. Isso não só ajudará a melhorar o desempenho do carro no circuito, mas também é um reforço de imagem para um fabricante que atualmente ninguém associa a luxo ou desempenho, especialmente fora da China.
Essa é uma jogada inteligente da BYD, seguindo os passos da Hyundai, que percebeu a importância de testar carros na lendária pista alemã para melhorar a imagem da empresa. Mas é mais do que isso, pois o U9 tem as especificações que justificam seu aperfeiçoamento na pista de corrida mais famosa da Europa; é um carro de desempenho sério.
O U9 parece muito rápido em Nürburgring. Seus pilotos de teste estão falando sério neste vídeo publicado pelo CarSpyMedia. O carro pode ser visto disparando pelas curvas e freando com força, com os rotores brilhando pela alta temperatura ao se aproximar de algumas das curvas mais lentas no final de longas retas.
Com quatro motores, um acionando cada roda, o Yangwang U9 produz uma total de 1.305 cv de potência. No entanto, ele é bastante pesado, pesando pouco menos de 1.500 kg, portanto, não pode desafiar um Tesla Model S Plaid ou um Lucid Air Sapphire, mas atingir 100 km/h em 2,36 segundos ainda o coloca entre os carros mais rápidos do planeta.
O Rimac Nevera, que tem 1.914 cv de seus quatro motores, também é consideravelmente mais rápido, atingindo um tempo de cerca de 8,5 segundos no quarto de milha (402 metros), contra 9,87 segundos do Yangwang. No entanto, o U9 ainda é um supercarro rápido, e seu tempo de quarto de milha é comparável ao de um Porsche 911 Turbo S.
Com um preço de cerca de US$ 230.000 (R$ 1.256.743) na China, o Yangwang U9 é bastante acessível, considerando seu desempenho insano e sua aparência radical - basta olhar para aquela enorme asa traseira. Ele é montado em uma plataforma sob medida para elétricos com uma suspensão ativa que não apenas elimina a rolagem nas curvas, mas também pode fazer com que o carro salte ou ande sobre três rodas, como um Citroën antigo. Ele pode carregar a 500 kW, o que é o suficiente para uma carga de 30 a 80% em apenas 10 minutos, de acordo com a BYD.
Ele utiliza uma bateria BYD Blade de 80 kWh com uma química LFP, que deve proporcionar uma autonomia de 465 km no ciclo de teste CLTC. Essa autonomia será impossível de ser alcançada no mundo real, uma vez que o CLTC produz classificações de autonomia muito otimistas (ainda mais do que o WLTP da Europa) e quem dirigir esse carro não deixará de usar a potência ou a suspensão ativa, o que resultará em um esgotamento muito mais rápido da bateria.
A BYD não está brincando com a marca Yangwang, também usada para o U8, seu SUV elétrico com gerador e que promete ser bem capaz no off-road. O único problema, que virá à tona no momento em que ela tentar vender veículos com essa marca na Europa ou no Brasil, será o nome - ninguém quer gastar tanto assim em algo chamado Yangwang; ela precisa encontrar um nome melhor para os mercados não-chineses.
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