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Volkswagen Virtus Variant: designer imagina como seria inédita perua

Station é retratada em projeção como sucessora espiritual da emblemática Parati

Volkswagen Virtus Variant - Projeção

Apesar de completamente extinto no Brasil, o segmento de peruas compactas ainda desperta bastante interesse em consumidores de perfil mais entusiasta. A Volkswagen, em particular, é bastante lembrada dentro da categoria por ter sido representada por décadas por modelos como Parati e SpaceFox. Pensando nesse legado, o OverboostBR imaginou como seria o retorno da marca a este mercado e projetou inédita perua baseada no Virtus.

Batizada com sobrenome Variant, em referência às peruas clássicas da marca, a station toma emprestado do Virtus boa parte do design e teve projeção elaborada a partir da variante Exclusive do três-volumes. A traseira e laterais ganham personalidade a partir do prolongamento do teto, enquanto aerofólio pintado em preto brilhante confere requinte ao conjunto. O resultado é harmônico e combina com as lanternas horizontais do sedã.

Volkswagen Virtus Variant - Projeção

Volkswagen Virtus Variant - Projeção

As chances de chegada ao mercado são nulas, tendo em vista a extinção do segmento por aqui, mas o exercício de design serve bem para ilustrar como estaria formado o portfólio da Volkswagen no Brasil se o mercado de peruas tivesse sobrevivido. A gama Polo estaria completa com carrocerias hatchback, sedã (Virtus), crossover (Nivus) e perua (Variant).

Na prática, seria uma opção mais racional e versátil para o público familiar, que acabou migrando para o mercado de SUVs mesmo perdendo espaço e dinâmica. Levando em conta os 521 litros de porta-malas do Virtus, a perua Virtus Variant com os mesmos 2,65 metros de entre-eixos certamente comportaria até mais bagagem (considerando o volume até o teto). Para efeito de comparação, o Fiat Pulse tem bagageiro com 370 litros, o Jeep Renegade 385 litros e o Chevrolet Tracker 393 litros.

Em termos de motorização, poderiam ser adotados os propulsores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv já conhecidos, bem como a transmissão automática de 6 marchas. Diante das preferências atuais do mercado nacional, será que haveria espaço para uma perua do tipo?

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