Volkswagen Virtus Variant: designer imagina como seria inédita perua
Station é retratada em projeção como sucessora espiritual da emblemática Parati
Apesar de completamente extinto no Brasil, o segmento de peruas compactas ainda desperta bastante interesse em consumidores de perfil mais entusiasta. A Volkswagen, em particular, é bastante lembrada dentro da categoria por ter sido representada por décadas por modelos como Parati e SpaceFox. Pensando nesse legado, o OverboostBR imaginou como seria o retorno da marca a este mercado e projetou inédita perua baseada no Virtus.
Batizada com sobrenome Variant, em referência às peruas clássicas da marca, a station toma emprestado do Virtus boa parte do design e teve projeção elaborada a partir da variante Exclusive do três-volumes. A traseira e laterais ganham personalidade a partir do prolongamento do teto, enquanto aerofólio pintado em preto brilhante confere requinte ao conjunto. O resultado é harmônico e combina com as lanternas horizontais do sedã.
Volkswagen Virtus Variant - Projeção
As chances de chegada ao mercado são nulas, tendo em vista a extinção do segmento por aqui, mas o exercício de design serve bem para ilustrar como estaria formado o portfólio da Volkswagen no Brasil se o mercado de peruas tivesse sobrevivido. A gama Polo estaria completa com carrocerias hatchback, sedã (Virtus), crossover (Nivus) e perua (Variant).
Na prática, seria uma opção mais racional e versátil para o público familiar, que acabou migrando para o mercado de SUVs mesmo perdendo espaço e dinâmica. Levando em conta os 521 litros de porta-malas do Virtus, a perua Virtus Variant com os mesmos 2,65 metros de entre-eixos certamente comportaria até mais bagagem (considerando o volume até o teto). Para efeito de comparação, o Fiat Pulse tem bagageiro com 370 litros, o Jeep Renegade 385 litros e o Chevrolet Tracker 393 litros.
Em termos de motorização, poderiam ser adotados os propulsores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv já conhecidos, bem como a transmissão automática de 6 marchas. Diante das preferências atuais do mercado nacional, será que haveria espaço para uma perua do tipo?
Fonte: OverboostBR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro