Ao longo de oito gerações, o Volkswagen Golf deu origem a uma infinidade de versões especiais. As mais desejadas tinham motores de seis cilindros, os lendários VR6. Embora a linhagem do motor tenha terminado após o modelo de quinta geração, a equipe de Wolfsburg construiu um protótipo de um Golf de sexta geração (MK6) com o trem de força VR6. Se tivesse entrado em produção, teria sido o Golf mais potente de todos os tempos.

Vale lembrar que no Brasil tivemos o Golf de quarta geração nacional e um facelift só para cá, o famigerado Golf 4,5. Então ficamos sem a quinta ou sexta gerações, até que a sétima voltou a ser importada para o Brasil.

O Motor1 conversou com a VW para saber mais sobre o hot hatch secreto de seis cilindros que nunca chegou a ser produzido. De acordo com Enrico Beltz, chefe de conteúdo da Classic Communication & Media Relations, o Golf Mk6 com um VR6 foi um exemplar único construído em 2009. Ele foi o precursor do Golf R (Mk6) e tinha um motor de 3.2 litros da equipe de corrida Rothe Motorsport. O motor de seis cilindros era baseado no mesmo motor que equipava o Golf R32 (Mk5).

Embora o motor original de aspiração natural produzisse 247 cv de potência, sua evolução foi aprimorada para desenvolver 463 cv. O torque também foi consideravelmente aumentado, de 32,6 kgfm para 53,1 kgfm. Como você pode imaginar, o VR6 com o codinome "BUB" passou por muitas mudanças para extrair a potência adicional. As atualizações notáveis incluíram um turbocompressor Garret GT35, pistões personalizados, um novo coletor de admissão, injetores diferentes e tubos de pressão de alumínio soldados à mão. Aqui está a lista completa de modificações:

  • Motor do R32, letra de código BUB
  • Pistões Rothe Motorsport com redução de compressão
  • Taxa de compressão de 8,5:1
  • Virabrequim balanceado com otimização de peso
  • Eixos de comando de válvulas Schrick
  • Usinagem do cabeçote do cilindro
  • Válvulas de escapamento Rothe Motorsport
  • Coletor de escapamento de ferro fundido da Rothe Motorsport
  • Coletor de admissão Rothe Motorsport
  • Turbocompressor Garret GT35
  • Tubos de admissão de 80 mm alumínio soldado à mão
  • Tubos de pressurização de 60 mm de alumínio soldados à mão
  • Intercooler Rothe Motorsport soldado à mão
  • Tubo de escape Rothe Motorsport em aço inoxidável de 89 mm
  • Silenciador traseiro com controle de de volume de ruído
  • Injetores Rothe Motorsport

Esse elusivo Golf Mk6 era mais do que seu motor de seis cilindros. A VW deu a ele os freios dianteiros de um Audi RS6 e rodas de 19 polegadas de um Lamborghini. Além disso, o hatchback compacto e potente recebeu um kit de suspensão Bilstein B16 e um interior ligeiramente modificado. A cabine era revestida de Alcantara e tinha um painel de instrumentos revestido de couro com costura decorativa contrastante.

Os números de desempenho não foram divulgados, mas o carro deve ser um foguete , dada a alta potência e o peso médio relativamente baixo de 1.361 kgfm. Se adicionarmos à mistura um sistema de tração integral e uma transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades, o Golf VR6 (Mk6) teria sido um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. O modelo de quinta geração com a DSG fazia de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos quando testado por revistas da época. A VW nos disse que esse protótipo desconhecido pode chegar a mais de 250 km/h.

Volkswagen Golf Mk6 com motor VR-6

Quanto ao que aconteceu com o carro, ele foi usado internamente por um tempo antes de se tornar um membro permanente da frota do Volkswagen Classic, divisão da marca que se dedica a manter os carros históricos da empresa. A marca alemã decidiu desenterrar o Golf VR6 (Mk6) como parte das comemorações do aniversário de 50 anos do modelo. Ele será exibido publicamente no GTI Fanfest, em Wolfsburg, entre 26 e 28 de julho.

Enquanto isso, o Golf único foi recentemente apresentado em um vídeo da Halle77, estrelado pelo chefe da VW, Thomas Schäfer. O protótipo do VR6 foi colocado no dinamômetro, onde produziu 457 cv e 53,2 kgfm, ou seja, um pouco menos de potência, mas um pouco mais de torque em comparação com a classificação de fábrica.

Vale a pena observar que esse não foi o último Golf construído pela VW com um motor VR6. O conceito Golf Design Vision GTI de 2013 trazia um VR6 com dois turbocompressores para mais entregar mais de 500 cv. Alguns anos mais tarde, o Golf GTI Supersport Vision Gran Turismo 2015 foi concebido com um VR6 com 503 cv.

Embora o Golf tenha se restringido a motores de quatro e três cilindros após o Mk6, há rumores de que a VW queria incluir um motor de cinco cilindros em linha no Mk8. No entanto, a Audi supostamente não gostou da ideia, decidindo que a unidade de 2.5 de cinco cilindros em linha alimentaria somente seus carros compactos da linha esportiva RS. 

Os modelos de produção e protótipos do VR6 não tinham o maior motor já colocado pela VW em um Golf. Esse título vai para o maluco GTI W12-650, um conceito absurdo de motor central com 650 cv, baseado na geração Mk5. Ele foi apresentado em 2007 com uma unidade de 6.0 W12 de um Bentley Continental GT. O eixo traseiro e os freios foram retirados de um Lamborghini Gallardo.

Atualmente, o Mk8 é o último Golf com motor a combustão. A VW já anunciou que o Mk9 será totalmente elétrico quando chegar em 2028 na Plataforma Scalable Systems (SSP).

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