Depois de praticamente 10 anos de mercado na mesma geração, a picape Frontier, da Nissan, caminha para receber importantes atualizações técnicas e de design. As novidades serão providenciais para deixar a caminhonete mais competitiva diante da concorrência e foram confirmadas recentemente por François Bailly, vice-presidente de planejamento da marca para África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania.

De acordo com o executivo, a renovação consistirá no aperfeiçoamento de pontos fortes e na correção de questões consideradas passíveis de melhoria. É o caso da suspensão, especialmente o esquema adotado na traseira. Segundo Bailly, o sistema de molas helicoidais usado atualmente será repensado e, ao que tudo indica, o tradicional conjunto baseado em feixes de mola poderá voltar a marcar presença na Frontier.

Nova Nissan Frontier 2025 - Projeções

Nova Nissan Frontier - Projeção

Embora seja capaz de fornecer comportamento dinâmico otimizado e maior nível de conforto ao rodar, o esquema de molas helicoidais sofre quando a picape está carregada. Para estas situações (comuns no universo das picapes), o esquema de feixe de molas é bem mais adequado. Tanto é que nas versões de cabine simples, pensadas para o trabalho e transporte de peso, a Frontier atual já usa o convencional conjunto de feixe.

“Sabe, você carrega o carro há uma diferença notável entre a frente e a traseira", disse Bailly sobre o comportamento da suspensão em situações de caçamba cheia. “Claramente, não vamos repetir este erro", adiantou, indicando importantes modificações nesse sentido.

Nissan Frontier - Cabine Simples

Frontier com cabine simples já usa feixe de molas para suportar mais peso na caçamba

O lançamento deverá acontecer dentro de um ano e vem sendo guardado a sete chaves pela Nissan. Algumas especulações indicam que poderá ser uma considerável renovação sobre a picape atual, enquanto outros rumores falam sobre uma geração inteiramente nova. De todo modo, é certo que a estreia começará pela Austrália (mercado grande consumidor de picapes médias e um dos maiores para a Frontier, que lá se chama Navara).

Depois, a caminhonete renovada será lançada na Ásia, Europa e Brasil. Na América do Norte, vale lembrar, a Nissan é representada na categoria por uma variante exclusiva da Frontier, bem diferente do modelo global.

Projeções: Theottle

Envie seu flagra! flagra@motor1.com