Fim de uma era: Salão de Genebra é oficialmente extinto após 119 anos
Evento sucumbe diante da falta de interesse demonstrada pelas fabricantes em mostras do tipo
Considerado um dos eventos mais importantes do calendário automobilístico mundial há quase 120 anos, o tradicional Salão de Genebra, na Suíça, está oficialmente morto. Em publicação nas redes, a fundação responsável pela elaboração do evento confirmou o encerramento definitivo da mostra e explicou que a decisão foi tomada como resultado de “muitas incertezas ligadas à indústria” e “da atratividade desgastada dos principais salões europeus”.
“Esta decisão surge na sequência do reconhecimento de que as condições de mercado na Europa não são propícias ao sucesso de futuras edições”, completa a nota. O presidente da fundação, Alexandre de Senarclens, também citou como fatores determinantes a concorrência das mostras de Paris e Munique, muitas vezes favorecidas pelas marcas locais, e a falta de interesse dos fabricantes, que têm optado por realizar apresentações de novos modelos em outros formatos.
O Salão Genebra não acontecia desde 2019, em razão da pandemia, e foi realizado pela último vez agora em 2024 entre os 26 de fevereiro e 3 de março. O evento teve uma escala muito menor e sofreu com a ausência de muitas marcas importantes, ficando bem aquém dos tempos áureos. A primeira edição aconteceu em 1905 e ao longo de décadas o salão foi usado como palco para apresentação de carros emblemáticos, incluindo Jaguar E-Type, Lamborghini Miura, Porsche 356, Aston Martin Vantage, Audi Quattro e o primeiro Range Rover.
Com a morte do evento na Suíça, o Salão de Genebra enquanto marca será transformado em uma espécie de spin-off e passará a ser realizado no Qatar em 2025. A nova mostra, batizada de Qatar Geneva International Motor Show, terá inspiração na feira original europeia e será organizada pela empresa Qatar Tourism, em parceria com a fundação suíça. O novo salão será sediado em Doha, capital do país, e promete ser o maior tipo no Oriente Médio.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis quer rival francesa para Bentley e Rolls-Royce
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos