Considerado um dos eventos mais importantes do calendário automobilístico mundial há quase 120 anos, o tradicional Salão de Genebra, na Suíça, está oficialmente morto. Em publicação nas redes, a fundação responsável pela elaboração do evento confirmou o encerramento definitivo da mostra e explicou que a decisão foi tomada como resultado de “muitas incertezas ligadas à indústria” e “da atratividade desgastada dos principais salões europeus”.
“Esta decisão surge na sequência do reconhecimento de que as condições de mercado na Europa não são propícias ao sucesso de futuras edições”, completa a nota. O presidente da fundação, Alexandre de Senarclens, também citou como fatores determinantes a concorrência das mostras de Paris e Munique, muitas vezes favorecidas pelas marcas locais, e a falta de interesse dos fabricantes, que têm optado por realizar apresentações de novos modelos em outros formatos.
O Salão Genebra não acontecia desde 2019, em razão da pandemia, e foi realizado pela último vez agora em 2024 entre os 26 de fevereiro e 3 de março. O evento teve uma escala muito menor e sofreu com a ausência de muitas marcas importantes, ficando bem aquém dos tempos áureos. A primeira edição aconteceu em 1905 e ao longo de décadas o salão foi usado como palco para apresentação de carros emblemáticos, incluindo Jaguar E-Type, Lamborghini Miura, Porsche 356, Aston Martin Vantage, Audi Quattro e o primeiro Range Rover.
Com a morte do evento na Suíça, o Salão de Genebra enquanto marca será transformado em uma espécie de spin-off e passará a ser realizado no Qatar em 2025. A nova mostra, batizada de Qatar Geneva International Motor Show, terá inspiração na feira original europeia e será organizada pela empresa Qatar Tourism, em parceria com a fundação suíça. O novo salão será sediado em Doha, capital do país, e promete ser o maior tipo no Oriente Médio.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW caminha para cortar fábricas, empregos e salários na Europa
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery