A HPE Automotores adotou uma estratégia muito mais agressiva e quer uma participação maior no mercado brasileiro para a Mitsubishi e a Suzuki. Após anunciar um investimento de R$ 4 bilhões no país até 2032, a empresa explica que um dos objetivos é chegar a 50 mil automóveis produzidos anualmente em Catalão (GO), o que seria mais do que o dobro do volume atual.
De acordo com Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, a estratégia é realizar um crescimento ano após ano, começando com a meta de produzir 21,6 mil veículos em 2024, o que será um aumento de 9,6% ante 2023. A empresa vai buscar um crescimento rápido pois a fábrica em Goiás já tem uma capacidade de produção de 120 mil unidades.
Segundo a agência AutoData, uma das formas para aumentar a produção será a abertura de novas concessionárias. Atualmente a empresa está conversando com fornecedores para aumentar o índice de nacionalização para os próximos modelos a serem feitos no Brasil. Itens como bancos, pneus, rodas, sistema de exaustão e vidros podem ser feitos por fornecedores locais, com um investimento conjunto para a compra e desenvolvimento do ferramental.
O investimento será usado para um novo modelo nacional, que será revelado até o final do ano. Tudo indica que será a nova geração da picape L200 Triton, apresentada mundialmente em 2023 e que já foi confirmada para o Brasil. O plano de nacionalizar mais peças ajudará a picape a ter preços mais competitivos e uma margem de lucro melhor, pois muitos itens ainda vem importados.
O resto do plano para produção nacional ainda é um mistério. A HPE comentou anteriormente sobre a Suzuki, falando de trazer mais modelos ao Brasil. Hoje, a marca japonesa está em um momento delicado, pois só tem o Jimny à venda, importado do Japão, o que afeta os concessionários pela falta de outros produtos.
O que está confirmado é que virão mais modelos importados, porém da Mitsubishi. A HPE prometeu um carro híbrido plug-in, que será a nova geração do Outlander, já vista em testes por aqui. De acordo com a representante, haverá uma reunião em julho para discutir os próximos carros a serem feitos em Catalão.
Fonte: AutoData