Após passar décadas longe do mercado global de picapes, a Kia parece agora realmente interessada em entrar na disputa dentro da categoria. A estreia no segmento vem sendo planejada nos últimos anos e deverá contemplar não apenas uma, mas duas inéditas caminhonetes. A primeira é a Tasman, já parcialmente revelada, enquanto a segunda acaba de dar as caras em flagra captado na América do Norte.

Ao contrário da Tasman, que terá construção convencional, a picape flagrada agora terá proposta mais futurista e está sendo desenvolvida como um veículo elétrico do tipo dedicado. Ou seja, não terá versões a combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. A caminhonete será baseada na arquitetura e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da Kia, e terá inspiração no SUV elétrico EV9.

Kia EV9 2024

EV9 será base para nova picape elétrica

Não por acaso, a mula fotografada usa partes da carroceria do próprio EV9 (principalmente dianteira e cabine) mescladas com elementos traseiros da Hyundai Santa Cruz (lanternas e caçamba). O uso de protótipos do tipo 'Frankenstein' é comum durante o desenvolvimento de novos veículos, principalmente nos períodos iniciais. Apenas nas fases mais avançadas dos trabalhos é que os protótipos com carroceria definitiva passam a ser usados nos testes.

De todo modo, é possível ter ideia geral da nova picape em termos de porte e estrutura. O lançamento deverá acontecer até 2027 e, quando chegar ao mercado, a caminhonete brigará com outras elétricas como Ford F-150 Lighting e Rivian R1T. O foco comercial do modelo será a América do Norte, tanto que a produção será concentrada nos Estados Unidos na fábrica de West Point, na Geórgia, ao lado do EV9. A montagem local habilita o veículo a receber incentivos no preço final, com maior chance de competitividade no mercado.

Kia Tasman Teaser

Tasman terá outra proposta e construção tradicional 

Já a Tasman, adiantada recentemente em teasers e projeções, terá outra proposta. Neste caso, o foco comercial será voltado para mercados da Ásia-Pacífico, África e América Latina. Com isso, a picape dificilmente será vendida nos Estados Unidos. A estrutura da carroceria também será diferente, já que a construção será sobre chassi. A Kia até planeja uma versão elétrica da Tasman, como já adiantamos, mas não será do tipo dedicada como a picape do flagra.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com