O Grupo Yamaha anunciou a inauguração de um novo Centro Tecnológico, em Jandira (SP), substituindo a antiga sede, localizada em Guarulhos (SP). Este é o único centro tecnológico da companhia em toda a América Latina. Segundo a marca, a unidade tem como objetivo aprimorar, desenvolver e certificar todos os modelos de motos que a empresa oferta no país, sejam eles fabricados em Manaus (AM), importados ou destinados à exportação.

A Yamaha afirma que, dessa forma, é possível garantir que os produtos atendam todas as normas e regulamentações vigentes de emissões e segurança veicular, "além dos níveis de excelência pelos quais a Yamaha tanto se orgulha e que são reconhecidos pelos consumidores".

Yamaha e Ram fecham parceria estratégica para a temporada 2024

“O local está totalmente preparado para verificar as motocicletas da Yamaha, por meio da avaliação de engenheiros e técnicos altamente qualificados, que realizarão inúmeros testes nos laboratórios da instalação com equipamentos adequados para assegurar o nosso compromisso de qualidade e de segurança em favor de nossos clientes”, conta Eduardo Missao Sambuichi, diretor de Desenvolvimento de Produto do Grupo Yamaha. “Os testes também permitem maior autonomia tecnológica das nossas atividades no país, que é extensiva e minuciosa”.

Para realizar essas verificações, a unidade conta com dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara SHED para medição de evaporativos, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural. Outro ponto de destaque do Centro Tecnológico Yamaha são os laboratórios de qualidade, de materiais metalográficos e poliméricos e químico para análise de combustíveis e lubrificantes.

De acordo com o executivo, inicialmente, Jandira foi a cidade escolhida para abrigar o centro de distribuição das peças de reposição da Yamaha, por possuir uma localização privilegiada, próxima às rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel. Isso facilitaria a chegada de componentes para as motos da empresa em suas concessionárias de todo o território nacional.

Yamaha R15 - Lançamento no Brasil

“Como o estado de São Paulo é um importante polo de tecnologia automotiva para o Brasil, otimizamos o espaço disponível no local para construir o novo centro tecnológico”, explica o diretor. “A construção dessa instalação teve início em maio de 2023 e foi finalizada no primeiro semestre de 2024”.

A Yamaha iniciou as operações no Brasil em 1970, inaugurando a primeira fábrica da empresa fora do Japão. Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 540 concessionárias, empregando mais de 4 mil funcionários diretos.

A sede administrativa do grupo está localizada no complexo Cidade Jardim, na capital paulista. O centro logístico e o laboratório de tecnologia estão situados em Jandira, na Grande São Paulo, enquanto o centro de treinamento está estabelecido no complexo Imigrantes, em Diadema (SP). Além disso, em Manaus (AM), estão os 17 galpões fabris distribuídos em uma área construída de 125 mil metros quadrados.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com