Os rumores de que a Volkswagen estava requentando os planos da Tarok, projeto de picape intermediária com carroceria monobloco para brigar com a Fiat Toro, começaram a aparecer no segundo semestre do ano passado. O modelo foi mostrado como conceito no finado Salão do Automóvel de 2018, mas foi arquivado algum tempo depois por conta da pandemia.
Enquanto o Motor1.com Brasil já havia adiantado no ano passado que a Volkswagen tinha dado sinal verde para o retorno do desenvolvimento da Tarok, em fevereiro a montadora revelou novos investimentos no Brasil. Eles contemplam quatro produtos inéditos e um deles é exatamente a nova picape. No entanto, não havia nada físico para comprovar as intenções da montadora.
Até agora, pois o nosso colega Renato Maia, do Falando de Carro, flagrou este estranho Volkswagen Virtus camuflado nas cercanias da fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). Apesar de detalhes do sedã, alguns componentes mostram que o carro está servindo apenas de base de testes para o nova picape.
Inicialmente, a Tarok compartilharia plataforma com o Taos (MQB-A1), mas o Virtus confirmou que ela utilizará a base MQB-A0, assim como o T-Cross também. Entre os principais indícios de estamos olhando para a primeira "mula" de testes da Tarok estão a bitola mais larga na traseira e os paralamas traseiros alargados. No entanto, o projeto ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Sua chegada ao mercado não brasileiro não deve ocorrer antes de 2027 e ela deve ser produzida em São José dos Pinhais (PR), de onde sai o T-Cross.
De 2018 para cá, o mercado de picapes intermediárias cresceu. Agora, além de Fiat Toro e Renault Oroch, o segmento já conta com modelos como a Chevrolet Montana e Ford Maverick, esta um pouco maior. A Volkswagen chegará atrasada para a festa, mas teve tempo para revisar seus plano e entender melhor o segmento.
Entre os novos investimentos que a Volkswagen anunciou para cá no início do ano, um dos principais destinos do dinheiro está na eletrificação da linha. Em algum momento até 2028, a marca deve aposentar o veterano 1.4 250 TSI em favor do 1.5 TSI EVO2 híbrido-flex, que será produzido na linha de montagem de propulsores da marca em São Carlos (SP).
Como os atuais T-Cross e Virtus utilizam o motor 1.4 TSI, já são candidatos para receber o novo propulsor eletrificado. Se a Tarok realmente utilizar a mesma plataforma do SUV e do sedã, tem grandes chances de já utilizar o novo 1.5. Resta saber ainda se o motor terá um sistema híbrido-leve, convencional ou plug-in.
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