Volkswagen prepara conceito que antecipará sua nova linguagem de design
Visual do protótipo será usado como referência para todos os próximos lançamentos da marca, incluindo elétricos
A Volkswagen deverá apresentar na edição deste ano do Salão de Pequim, na China, conceito inédito para antecipar ao público detalhes importantes sobre design. Ainda sem nome definido, o protótipo já foi adiantado através de teasers e mostrará os caminhos da próxima linguagem estética da marca. Com isso, será usado como inspirarão visual para todos os próximos lançamentos da empresa.
Nas imagens, é possível notar desde já elementos como carroceria de cinco portas, capô longo e teto comprido, passando a impressão geral de station wagon ou shooting brake. A distância em relação ao solo ainda é uma incógnita, mas abre possibilidade também para um possível SUV ou crossover. Além disso, vale destacar a presença de LEDs de alta tecnologia com forte efeito tridimensional.
No geral, o novo design representará um afastamento da linguagem hoje vista nos modelos elétricos ID e que acabou por influenciar também veículos tradicionais, como as novas gerações de Tiguan e Passat. A identidade inédita foi criada por Andreas Mindt, nomeado chefe de design da Volkswagen em janeiro de 2023 e que até então atuava na Bentley. Mindt já teve outras passagens pela Volks, sendo responsável pelo desenho da primeira geração do Tiguan e do Golf MK7.
Design da atual família ID será finalmente deixado de lado
Sobre o conceito, ainda não está claro se foi criado apenas como estudo de design ou se evoluirá para um modelo de produção voltado para a China. De qualquer forma, o protótipo certamente contará com conjunto mecânico totalmente elétrico e terá interior com maior foco em aspectos como conectividade e tecnologia. Os mais otimistas também aguardam dose extra de ousadia e linhas de maior nível de personalidade que o desenho atual.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos