O EQS é construído em uma plataforma dedicada a carros elétricos, mas a Mercedes tem brincado com a ideia de incluir um motor a gasolina. Não como um meio de propulsão, mas como um gerador para recarregar a bateria sob demanda. Um novo relatório afirma que os testes de um protótipo foram feitos com um pequeno extensor de autonomia 1.0 turbo. No entanto, esses testes foram supostamente suspensos.

A Autocar cita uma fonte da Mercedes que afirma que a marca de luxo alemã não está mais buscando elétricos com extensor de autonomia. Ela é considerada uma "tecnologia de transição" que é cara de produzir e traz apenas benefícios mínimos. O EQS supostamente tinha uma versão de dois cilindros do "M254", motor de quatro cilindros, com um sistema de escapamento montado na parte dianteira do carro. A propulsão vinha de um motor elétrico montado na traseira com 270 cv, extraindo sua energia de uma bateria de íons de lítio instalada no assoalho.

Mercedes EQS 2025

O pequeno motor de combustão interna era montado na dianteira e provavelmente não teria prejudicado a praticidade, já que o EQS não tem porta-malas na frente. No entanto, adicionar um motor a combustão e um pequeno tanque de combustível teria acrescentado peso a um carro já pesado. Um EQS 450+ pesa 2.538 kg. O preço teria sido outro problema. Por lógica, um EQS com extensor de autonomia teria sido mais caro devido ao equipamentos extra. O modelo básico já custa a partir de começando em US$ 104.400 (R$ 549 mil).

Entramos em contato com a Mercedes para obter um comentário e atualizaremos esta história assim que tivermos uma resposta. Nesse meio tempo, vale a pena observar que a empresa fechou um acordo com a Geely no final de 2020 para trabalhar em trens de força híbridos. Embora os extensores de autonomia não tenham sido especificados, sabemos que o gigante automotivo da China tem esse tipo de tecnologia em seu portfólio. A parceria estipulou que a Volvo, de propriedade da Geely, também usaria esses motores.

A empresa está agora canalizando seus esforços para elétricos convencionais, alimentados somente por bateria e carregados em tomada. O recém-lançado EQS 2025 já trouxe uma bateria ampliada (de 108,4 para 118 kWh), o que lhe permite um alcance máximo de 820 km com uma carga pelo ciclo WLTP.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com