Escondido sob a camuflagem espiralada e as lanternas traseiras semelhantes às do Miata está o primeiro modelo da Mercedes-Benz na plataforma AMG.EA. Trata-se de um sedã esportivo projetado desde o primeiro dia estritamente como um elétrico para servir como substituto do atual AMG GT 4-Door Coupe. Esse último já recebeu um motor híbrido, mas seu sucessor abandonará completamente o motor de combustão para tornar-se completamente elétrico.

A julgar pela forma esguia da traseira do protótipo, o primeiro carro elétrico da Mercedes-AMG será um liftback mais prático do que um sedã tradicional. Isso não seria uma surpresa, já que o modelo anterior também é um liftback de cinco portas, apesar de seu nome confuso de "cupê". Uma olhada mais de perto nessas imagens oficiais revela um spoiler traseiro ativo e canards dianteiros. A versão de produção deve ter mais do que algumas coisas em comum com o Conceito Vision AMG 2022.

O modelo de produção irá concorrer com o Porsche Taycan, oferecendo uma condução mais dinâmica do que as versões AMG do EQE. Ele usará motores elétricos de fluxo axial em forma de disco com "uma combinação incomparável de densidade de potência, tamanho e peso" em comparação com os tradicionais motores cilíndricos de fluxo radial. O pessoal de Affalterbach já revelou que um motor pode produzir algo em torno de 480 cv, pesando apenas 24 kg.

Além dos novos motores, espera-se que o modelo baseado no AMG.EA empregue um conjunto de baterias mais fino com um aumento de 40% na densidade de energia. A arquitetura dedicada também deve permitir uma cabine mais espaçosa, pois não é necessário fazer concessões associadas aos carros a combustão adaptados para veículos elétricos. Isso será possível com o alongamento da distância entre eixos e o encurtamento dos balanços dianteiro e traseiro.

Atualmente em testes em um lago congelado na Suécia a temperaturas de até -25° C, o esportivo EV está indo para outras regiões do mundo para mais provas em situações diferentes. Não esperamos que o modelo elétrico esportivo seja colocado à venda este ano, mas a revelação oficial pode ocorrer no final de 2024 ou no início de 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com