O mercado brasileiro celebra um bom primeiro trimestre. Com 483.303 unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves, é um crescimento de 10,66% no acumulado quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com a tendência das picapes, os comerciais leves cresceram 17,25%, enquanto automóveis está 8,93% acima do ano passado.
Quando listamos os 20 mais vendidos no acumulado de cada ano, temos a liderança do VW Polo, mas a Fiat Strada ainda em aumento comparado com o ano anterior (26.580 vs. 23.772), quando foi líder no período. Entre os 20 primeiros, em 2023 foram três picapes, enquanto em 2024, são quatro, com a entrada da VW Saveiro com Fiat Strada, Toyota Hilux e Fiat Toro - sendo as duas últimas com queda nos números.
2023 | 2024 |
1. Fiat Strada (23.772) | 1. VW Polo (27.263) |
2. Chevrolet Onix (18.392) | 2. Fiat Strada (26.580) |
3. Chevrolet Onix Plus (18.392) | 3. Fiat Argo (18.053) |
4. Hyundai HB20 (16.194) | 4. Hyundai HB20 (18.053) |
5. Jeep Compass (15.556) | 5. Chevrolet Onix (17.766) |
6. Hyundai Creta (15.424) | 6. Fiat Mobi (14.665) |
7. Fiat Argo (14.988) | 7. Hyundai Creta (13.600) |
8. Fiat Mobi (14.666) | 8. Renault Kwid (13.134) |
9. Chevrolet Tracker (14.496) | 9. Nissan Kicks (13.015) |
10. VW T-Cross (14.168) | 10. VW T-Cross (12.858) |
11. VW Polo (14.074) | 11. Chevrolet Tracker (12.665) |
12. Renault Kwid (13.838) | 12. VW Saveiro (12.365) |
13. Fiat Toro (12.079) | 13. Jeep Compass (11.636) |
14. Nissan Kicks (11.322) | 14. Chevrolet Onix Plus (10.804) |
15. Jeep Renegade (10.742) | 15. Fiat Fastback (10.704) |
16. Toyota Hilux (10.611) | 16. VW Nivus (10.703) |
17. Toyota Corolla Cross (10.449) | 17. Jeep Renegade (10.402) |
18. Fiat Pulse (10.050) | 18. Fiat Toro (10.219) |
19. VW Nivus (9.084) | 19. Toyota Hilux (10.211) |
20. Toyota Corolla (8.950) | 20. Honda HR-V (9.706) |
Entre as marcas, a Fiat é a líder, mas com uma participação pouco menor que em 2023. A Volkswagen subiu para o segundo lugar, perdido pela Chevrolet, enquanto Toyota e Hyundai se mantém nas mesmas posições. Enquanto a Renault subiu, a Jeep caiu e a BYD entrou entre as 10 primeiras, tomando a posição da Citroën.
Entre automóveis, esse ranking é liderado pela VW e seguido pela Fiat, Chevrolet e Hyundai. Nos comerciais que a Fiar domina 40,42% do segmento e vê de longe a VW (12,42%), Chevrolet, Toyota e a Ram. Ou seja, Strada e Toro são fundamentais para a Fiat ter a liderança do mercado brasileiro.
2023 | 2024 |
1. Fiat (22,13%) | 1. Fiat (21%) |
2. GM (16,31%) | 2. Volkswagen (15,9%) |
3. Volkswagen (13,67%) | 3. GM (11,77%) |
4. Toyota (9,63%) | 4. Toyota (8,68%) |
5. Hyundai (8,36%) | 5. Hyundai (7,7%) |
6. Jeep (7,28%) | 6. Renault (5,53%) |
7. Renault (6,02%) | 7. Jeep (5,31%) |
8. Nissan (3,43%) | 8. Nissan (4,05%) |
9. Honda (3,25%) | 9. Honda (3,52%) |
10. Citroën (1,51%) | 10. BYD (3,09%) |
Na divisão entre vendas diretas e varejo, o acumulado tem 55,67% de vendas varejo e 44,33% de vendas diretas. No ano passado, foram 51,15% varejo e 48,85% diretas. Entre automóveis, essa fatia é de 60,51% do varejo e 39,49% das diretas (54,35% e 45,65%, respectivos, em 2023), enquanto isso reverte entre os comerciais: 61,44% de vendas diretas e 38,56% no varejo, em 2023 de 60,4% diretas e 39,6% varejo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal