O mercado brasileiro celebra um bom primeiro trimestre. Com 483.303 unidades emplacadas entre automóveis e comerciais leves, é um crescimento de 10,66% no acumulado quando comparado ao mesmo período do ano passado. Com a tendência das picapes, os comerciais leves cresceram 17,25%, enquanto automóveis está 8,93% acima do ano passado. 

Quando listamos os 20 mais vendidos no acumulado de cada ano, temos a liderança do VW Polo, mas a Fiat Strada ainda em aumento comparado com o ano anterior (26.580 vs. 23.772), quando foi líder no período. Entre os 20 primeiros, em 2023 foram três picapes, enquanto em 2024, são quatro, com a entrada da VW Saveiro com Fiat Strada, Toyota Hilux e Fiat Toro - sendo as duas últimas com queda nos números. 

Volkswagen Polo Robust

Os 20 mais vendidos do trimestre (2024 vs. 2023)

2023 2024
1. Fiat Strada (23.772) 1. VW Polo (27.263)
2. Chevrolet Onix (18.392) 2. Fiat Strada (26.580)
3. Chevrolet Onix Plus (18.392) 3. Fiat Argo (18.053)
4. Hyundai HB20 (16.194) 4. Hyundai HB20 (18.053)
5. Jeep Compass (15.556) 5. Chevrolet Onix (17.766)
6. Hyundai Creta (15.424) 6. Fiat Mobi (14.665)
7. Fiat Argo (14.988) 7. Hyundai Creta (13.600)
8. Fiat Mobi (14.666) 8. Renault Kwid (13.134)
9. Chevrolet Tracker (14.496) 9. Nissan Kicks (13.015)
10. VW T-Cross (14.168) 10. VW T-Cross (12.858)
11. VW Polo (14.074) 11. Chevrolet Tracker (12.665)
12. Renault Kwid (13.838) 12. VW Saveiro (12.365)
13. Fiat Toro (12.079) 13. Jeep Compass (11.636)
14. Nissan Kicks (11.322) 14. Chevrolet Onix Plus (10.804)
15. Jeep Renegade (10.742) 15. Fiat Fastback (10.704)
16. Toyota Hilux (10.611) 16. VW Nivus (10.703)
17. Toyota Corolla Cross (10.449) 17. Jeep Renegade (10.402)
18. Fiat Pulse (10.050) 18. Fiat Toro (10.219)
19. VW Nivus (9.084) 19. Toyota Hilux (10.211)
20. Toyota Corolla (8.950) 20. Honda HR-V (9.706)

Entre as marcas, a Fiat é a líder, mas com uma participação pouco menor que em 2023. A Volkswagen subiu para o segundo lugar, perdido pela Chevrolet, enquanto Toyota e Hyundai se mantém nas mesmas posições. Enquanto a Renault subiu, a Jeep caiu e a BYD entrou entre as 10 primeiras, tomando a posição da Citroën.

Entre automóveis, esse ranking é liderado pela VW e seguido pela Fiat, Chevrolet e Hyundai. Nos comerciais que a Fiar domina 40,42% do segmento e vê de longe a VW (12,42%), Chevrolet, Toyota e a Ram. Ou seja, Strada e Toro são fundamentais para a Fiat ter a liderança do mercado brasileiro. 

Ranking de marcas no trimestre (2023 vs. 2024)

2023 2024
1. Fiat (22,13%) 1. Fiat (21%)
2. GM (16,31%) 2. Volkswagen (15,9%)
3. Volkswagen (13,67%) 3. GM (11,77%)
4. Toyota (9,63%) 4. Toyota (8,68%)
5. Hyundai (8,36%) 5. Hyundai (7,7%)
6. Jeep (7,28%) 6. Renault (5,53%)
7. Renault (6,02%) 7. Jeep (5,31%)
8. Nissan (3,43%) 8. Nissan (4,05%)
9. Honda (3,25%) 9. Honda (3,52%)
10. Citroën (1,51%) 10. BYD (3,09%)

Na divisão entre vendas diretas e varejo, o acumulado tem 55,67% de vendas varejo e 44,33% de vendas diretas. No ano passado, foram 51,15% varejo e 48,85% diretas. Entre automóveis, essa fatia é de 60,51% do varejo e 39,49% das diretas (54,35% e 45,65%, respectivos, em 2023), enquanto isso reverte entre os comerciais: 61,44% de vendas diretas e 38,56% no varejo, em 2023 de 60,4% diretas e 39,6% varejo. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com