Aproximadamente um ano depois da apresentação da nova geração da picape Tacoma, a Toyota oficializa na América do Norte a estreia da variante 'fechada' da família: o SUV 4Runner. Completamente reformulado após anos de atualizações pontuais, o modelo aperfeiçoa a já conhecida fórmula off-road e ganha importantes avanços tecnológicos e dinâmicos. De quebra, muda também o conjunto mecânico e passa a ser oferecido pela primeira vez em versão híbrida.
A motorização em questão é do tipo I-Force Max, que combina propulsor 2.4 turbo a gasolina com motor elétrico de 48 cv para entregar potência combinada de 330 cv e 64,3 kgfm de torque. Em variante convencional, sem motor elétrico auxiliar, o powertrain entrega 282 cv e 43,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, substituindo a antiga caixa de apenas 5 posições usada até então. O velho motor 4.0 V6 a gasolina, que acompanhava o 4Runner há décadas, também foi aposentado.
A plataforma adotada é a conhecida base TNGA-F da Toyota, que sustenta uma série de veículos robustos da marca. É o caso das picapes Tacoma e Tundra, além dos SUVs Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300 e Sequoia. A arquitetura permite tração traseira, nas quatro rodas em tempo parcial e ou nas quatro rodas em tempo integral, dependendo da aplicação. Também obedece aos mais rígidos padrões de segurança e dinâmica de condução da marca.
Toyota 4Runner Limited 2025
Todos os modelos 2WD têm diferencial de deslizamento limitado, enquanto os modelos 4WD receberão adicionalmente uma caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente com marchas de alta e baixa marcha, bem como controle ativo de tração. Há também o que a Toyota chama de 'novo mecanismo de desconexão da barra estabilizadora para melhor articulação'. O 4Runner tem um ângulo de entrada de 32 graus e ângulo de saída de 24 graus.
Toyota 4Runner Trailhunter 2025
Ao todo, a gama do 4Runner 2025 é composta por 9 versões: SR5, TRD Sport, TRD Sport Premium, TRD Off Road, TRD Off Road Premium, Limited, Platinum, TRD Pro e Trailhunter. Esta última, emprestada da irmã Tacoma, tem foco extra no off-road e dispõe de pneus de 33 polegadas, suspensão elevada, amortecedores forjados Old Man, rack de teto projetado, entrada de ar montada no alto para auxiliar o motor I-Force Max (padrão no Trailhunter), barra de luz de 20 polegadas e placas antiderrapantes de aço.
Por dentro, as versões mais simples têm tela sensível ao toque de 8 polegadas e painel de instrumentos digital de 7 polegadas. Nas mais caras, as telas crescem e alcançam até 14 polegadas. Cada versão do 4Runner 2025 recebe como padrão o pacote Safety Sense 3.0 da Toyota, que inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência de farol alto.
A chegada às lojas no mercado norte-americano acontecerá nos próximos meses, mas as chances de lançamento no Brasil são ínfimas. O que nos interessa, na verdade, é o uso desta mesma arquitetura, TNGA-F, na próxima geração do SW4.
Até o início dos anos 2000, 4Runner e SW4 eram exatamente o mesmo carro. Com a troca de geração em 2003, a Toyota mudou de estratégia e desfez a geminação. Agora, passado todo esse tempo, rumores indicam que os SUVs poderão de novo se reaproximar a partir da mesma base. A conferir.
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