Poucos meses depois de apresentar ao mercado a nova geração da Tundra, a Toyota revela ao público nos Estados Unidos o também renovado Sequoia 2023. Versão SUV da conhecida picape, o modelo chega à terceira encarnação completamente reformulado e ainda mais parrudo e tecnológico do que antes. Na prática, incorpora importantes evoluções e se arma contra concorrentes como Ford Expedition, Chevrolet Tahoe e Jeep Wagonneer.
A primeira delas é justamente a plataforma TNGA-F, desenvolvida especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi. Moderna e adaptável, já é usado pela própria Tundra e pelas novas gerações dos também grandalhões Land Cruiser e Lexus LX600. Será usada ainda por diversos outros veículos da marca, incluindo as próximas linhagens das picapes Hilux e Tacoma, bem como dos SUVs SW4 e 4Runner.
Sob o capô, o destaque fica por conta do motor 3.5 V6 bi-turbo i-Force Max, já oferecido na Tundra e capaz de entregar 443 cv de potência e 80,5 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de 10 marchas, com tração 4x4 opcional. Números de consumo não foram revelados, mas desde já a Toyota destaca "grande melhoria em relação à geração anterior", que fazia apenas 6,3 km/l de média.
A suspensão dianteira é independente, enquanto a traseira adota layout multi-link. Há ainda amortecedores adaptativos e um sistema a ar de nivelamento de carga para a traseira - ambos opcionais. Em termos de capacidade, é possível rebocar até 4.082 kg, o que representa avanço de 22% sobre a geração anterior. Para otimizar a visibilidade, há retrovisores dobráveis, extensíveis e retráteis, além de um sistema de visão panorâmica que mostra tudo ao redor durante manobras.
No visual, o Sequoia 2023 segue a receita das gerações anteriores e remete diretamente à picape Tundra. A dianteira é praticamente a mesma, com destaque para a amplitude da grade e a variedade de opções de desenho para a grelha interna. Os faróis têm formato de Y e são iluminados por LEDs, enquanto as lanternas posicionadas na horizontal e divididas pela tampa do porta-malas. Nas laterais, chamam atenção os arcos das rodas esculpidos e bem marcados.
Na cabine, o SUV mais uma vez remete à irmã picape. O painel incorpora elementos modernos, design bem casado com o exterior e materiais de boa qualidade na composição das peças. Todas as versões oferecem três fileiras de assentos e espaço de sobra para até 7 passageiros. A terceira fileira, inclusive, pode deslizar em até 15 cm para facilitar o acesso dos passageiros ou otimizar o espaço. No porta-malas, um esquema de prateleiras ajuda a acomodar carga em diferentes configurações.
A gama de versões é composta pelos acabamentos SR5, Limited, Platinum, TRD Pro e Capstone. Todos saem de fábrica com equipamentos como assentos aquecidos, teto solar, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas (14 polegadas nos versões mais caras) e sistema de câmera de visão panorâmica.
A lista inclui ainda os recursos do pacote Toyota Safety Sense 2.5, que oferece frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de entroncamento que monitora o trânsito, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, faróis altos automáticos, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de centralização na faixa de rodagem.
Dependendo da versão, é possível adicionar pacotes de design e preparação off-road. O kit TRD Sport, por exemplo, inclui para-choques Bilstein, molas reajustadas e rodas de 20 polegadas em fosco. Já o TRD Off-Road acrescenta diferencial traseiro blocante, rodas de 18 polegadas com pneus específicos, sistema Multi-Terrain Select, controle de assistência em descida e controle de rastreamento, além de novos para-choques e molas.
As configurações mais caras contam com bancos traseiros aquecidos e ventilados, 14 alto-falantes, teto panorâmico, head-up display, carregamento sem fio Qi, sensor de chuva, iluminação ambiente e faróis e lanternas em LED. O modelo TRD Pro (neste caso versão e não pacote) tem ângulos otimizados, amortecedores da marca Fox, diferencial traseiro blocante, sistema Multi-Terrain Select, grade frontal com barra de LED, escape com ponteiras duplas e exclusiva cor Solar Octane.
Por fim, a variante topo de linha Capstone adiciona o maior nível de requinte. Possui diversos detalhes da carroceria cromados, chamativas rodas de 22 polegadas também com acabamento cromado, revestimento em couro especial, inserções em madeira do tipo American Walnut, acústica reforçada, sistema de som premium, entre outros.
As vendas nos Estados Unidos serão iniciadas na metade do ano. Preços serão divulgados na ocasião. Quando chegar ao mercado, o Sequoia será o SUV mais caro da Toyota na América do Norte, acima dos modelos C-HR, Corolla Cross, RAV4, Venza, Highlander e 4Runner.
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