Depois do lançamento das versões convencionais do A3, em meados de março, a Audi oficializa agora em abril a apresentação do facelift de meia-vida da linha esportiva S3. Tanto na carroceria Sedan quanto na variante Sportback, o modelo recebe atualizações pontuais de estilo, pacote tecnológico atualizado e ganhos importantes no rendimento do conjunto mecânico. A chegada ao mercado acontecerá nos próximos meses, começando pela Europa.
Por fora, o S3 2025 ganha para-choque dianteiro remodelado e com dutos de ar laterais ampliados, detalhes prateados nas bordas, novo spoiler dianteiro, grade do radiador com malha modificada e agora com inserções prateadas em formato de L. Além disso, os mesmos elementos em L passam a compor também para-choque traseiro e, para completar, há faróis e lanternas com LEDs personalizáveis e rodas de 18 ou 19 polegadas com desenho inédito.
Na cabine, o design dos defletores do sistema de ventilação foi modificado, assim como o formato do seletor de marchas no console. Na sequência, a Audi mexeu no design e na qualidade da iluminação interna, adicionado pontos claros nos nichos de armazenamento, porta-copos e painéis de porta (a luz flui através de inserções de tecido perfuradas a laser). O volante possui novas borboletas para troca de marchas e o sistema de som agora é fornecido pela Sonos no lugar da Bang & Olufsen.
Na mecânica, também foram promovidas atualizações importantes. Sob o capô, a potência do motor 2.0 turbo EA888 a gasolina saltou de 310 cv e 40,8 kgfm de torque para 333 cv e 42,8 kgfm de força. A transmissão é a mesma automatizada S-tronic de 7 marchas e dupla embreagem, mas agora com trocas mais rápidas. Para efeito de comparação, o Volkswagen Golf R padrão entrega 315 cv, tendo iguais 333 cv apenas em edições especiais de produção limitada.
O sistema de tração integral passa a ser o mesmo do RS3, ou seja, com duas embreagens individuais na tração das rodas traseiras. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzido de 4,8 para 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Ainda na mecânica, foi adicionado o modo de condução Dinamic Plus, que fornece potência máxima possível ao eixo traseiro e sistema de estabilização otimizado. Além disso, a velocidade de marcha lenta do motor aumenta de 1.100 para 1.300 rpm, as reações ao pedal do acelerador ficam mais nítidas e a transmissão fica programada para manter o motor em altas velocidades por mais tempo.
Além disso, a Audi aumentou o ângulo de curvatura das rodas com novos braços e rolamentos, bem como reduziu a distância em relação ao solo em 15 mm. Opcionalmente, é possível adicionar amortecedores adaptativos. Por fim, o conjunto de freios ficou mais eficiente graças ao diâmetro dos discos perfurados dianteiros ampliado em 34 mm (para 357 mm) e novas pinças de dois pistões com pastilhas maiores.
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