O calendário de lançamentos da Peugeot reserva importantes novidades para o Brasil ao longo de 2024. Prova disso pode ser conferida na quantidade de protótipos que a marca tem colocado para rodar em testes nas últimas semanas. No flagra mais recente, por exemplo, três diferentes modelos foram vistos em comboio: o compacto 208 com visual renovado, o SUV 2008 com motor a gasolina e o furgão Expert com facelift.
Começando pelo 208, a grande novidade será a alinhamento do modelo latino-americano com o visual atualizado da versão europeia. Nesse sentido, podemos esperar linhas mais agressivas e baseadas na novidade identidade da Peugeot. A grade crescerá e terá novos elementos internos, enquanto os LEDs diurnos do tipo "presas de leão" serão substituídos por filetes tipo "garras". O novo logotipo da marca será destaque no centro, logo abaixo da grafia "208".
Mecanicamente, continuará sendo destaque o motor 1.0 turbo que equipa das versões T200. O propulsor, também usado em modelos da Fiat e da Citroën, foi recentemente adicionado ao portfólio do hatchback entregando 130 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e 125 cv na mesma rotação com gasolina. O torque, de 20,4 kgfm com pico a partir de 1.750 rpm, é o mesmo nos dos combustíveis. O câmbio é sempre automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.
2008 será produzido na Argentina e chegará ao Brasil com motores turbo
O lançamento deverá acontecer nos próximos meses, tendo em vista a circulação de protótipos e a aparente agilidade da Peugeot nos testes. A produção seguirá concentrada na fábrica de El Palomar, na Argentina, para abastecimento de toda América do Sul. É dessa mesma planta que também sairá o SUV 2008 de nova geração. O modelo, hoje importado da Europa e vendido apenas na versão elétrica, passará a ser comercializado no Brasil e em mercados vizinhos com motores tradicionais a gasolina.
Nova dianteira do 208
Os propulsores 1.0 e 1.3 turbo do grupo Stellantis são os mais especulados. Com a chegada do modelo novo, a Peugeot finalmente aposentará o velho 2008 produzido no Brasil e enfrentará com maior competitividade os rivais Hyundai Creta, Honda HR-V, Volkswagen T-Cross e companhia. Por fim, a marca renovará também o furgão Expert, que é produzido no Uruguai ao lados dos irmãos Citroën Jumpy e Fiat Scudo.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o "Carro Esportivo do Ano" na premiação do World Car of The Year.
Fonte: Car Briefing
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?