Mesmo com a Porsche eliminando o 718 na Europa devido às regulamentações de segurança cibernética, seu sucessor totalmente elétrico não pode chegar tão cedo. Antes de seu lançamento em 2025, o Boxster EV foi visto em testes em clima frio na Escandinávia. Alguns desses protótipos agora têm os faróis e lanternas traseiras finais, mas a saída central do escapamento é definitivamente falsa.

Essa é uma piada recorrente da Porsche; os dois protótipos que anteciparam o Taycan tinham ponteiras de escapamento falsas antes de serem lançados. Além disso, o Macan EV também foi visto com escapamentos falsos durante a fase de testes. Não ficaremos surpresos se o já confirmado SUV elétrico de três fileiras e o Cayenne EV adotarem uma disfarce semelhante assim que os testes começarem.

Mas não podemos deixar de notar a grande porta de carregamento no centro do para-choque traseiro. Os proprietários de veículos elétricos geralmente carregam as baterias por uma das laterais do carro, mas esse não será o caso do futuro Boxster. Também é diferente do que a Porsche está usando, considerando que o Taycan tem portas de carregamento duplas nos para-lamas dianteiros, enquanto o Macan tem o par nos para-lamas traseiros. Não podemos dizer porque os protótipos ainda estão habilmente camuflados, mas parece que a próxima geração do 718 terá apenas uma porta de carregamento.

Provavelmente com o codinome interno "983", a próxima geração do 718 poderia manter o nome "Boxster", apesar de eliminar o motor boxer. Isso não seria surpreendente - o Taycan Turbo não tem um turbocompressor. Esses são nomes populares que a Porsche não quer aposentar.

O novo carro esportivo elétrico manterá o teto de tecido, o layout de dois assentos e o porta-malas dianteiro, mas será um modelo diferente por baixo da carroceria. Ele poderia pegar emprestado partes e peças do hardware da arquitetura Premium Platform Electric (PPE) co-desenvolvida pela Porsche com a Audi. Esperamos versões com tração traseira e integral com configurações de motor único e duplo, respectivamente. É provável que o Boxster seja o primeiro a ser lançado, com o cupê Cayman logo em seguida.

O novo Macan, exclusivamente elétrico, tem uma bateria de íons de lítio com capacidade útil de 95,0 kWh, mas a Porsche poderá reduzi-la para o Boxster/Cayman a fim de diminuir a penalidade de peso. As pessoas que compram um carro esportivo estão mais dispostas a se contentar com menos autonomia se isso significar desempenho extra. Se o futuro 718 tiver a mesma arquitetura de 800 volts do crossover, ele deverá suportar o carregamento de CC a 270 kW.

Não espere uma reformulação do design, pois a Porsche prefere a evolução à revolução. No entanto, o interior do carro atual está começando a mostrar sua idade, e é por isso que os protótipos de seu substituto foram vistos com um painel de instrumentos mais moderno. Além das habituais telas maiores, esses carros tinham botões sensíveis ao toque no console central para ajustar a temperatura, bem como os assentos aquecidos e ventilados.

Os futuros 718s serão vendidos exclusivamente na versão elétrica, mas o Boxster e o Cayman atuais não desaparecerão. Embora a dupla esteja sendo descontinuada na União Europeia, os carros esportivos a gasolina permanecem em outros mercados. A Porsche venderá os modelos a combustão e elétricos juntos por um período de tempo não especificado antes de inevitavelmente desligar o primeiro. É a mesma história com o Macan antigo e o novo.

Galeria: Porsche 718 Boxster EV - Projeção

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