A Honda acaba de anunciar que ampliará o ritmo de produção de suas fábricas no Brasil a partir do mês de abril. Dr acordo com a marca, as plantas de Itirapina e Sumaré, ambas localizadas no interior de São Paulo, passarão a operar em regime de dois turnos e terão reforço no quadro de funcionários com a contratação de 450 novos colaboradores.

No caso da unidade de Itirapina, será a primeira vez que a operação funcionará em dois dois turnos desde a inauguração em 2019. A fábrica é responsável pela produção dos modelos HR-V, City e City Hatchback e emprega ao todo cerca de 1.350 trabalhadores. Já na fábrica de Sumaré, que emprega 1.200 funcionários, é responsável pela produção de motores e peças.

Honda City Hatchback 2024

A abertura de dois turnos acompanha a expectativa da Honda de crescimento nas vendas nos próximos anos no Brasil. A marca já chegou a operar com quase 50% de ociosidade e espera agora reduzir o índice para cerca de 20%. A meta será alcançada com a ampliação da oferta dos três modelos nacionais da empresa, em especial o HR-V. O SUV compactou já acumula 6.051 unidades vendidas no primeiro bimestre do ano, sendo 3.221 só em fevereiro.

Honda WR-V 2024

Honda WR-V 2024

Novos investimentos à vista

Apesar de não comentar sobre planos futuros, a Honda reserva novidades importantes para o Brasil em termos de investimento. É o caso da produção nacional da nova geração do WR-V, que já é vendida em mercados do exterior. Embora a marca não confirme abertamente, tudo indica que o crossover será lançado por aqui em 2025 ou 2026 com fabricação em Itirapina (SP).

Motor1.com questionou executivos sobre a possibilidade e obteve a seguinte resposta: "temos fábrica e uma boa capacidade para ocupar". Some a isso o fato de o WR-V já ter tido design registrado no Brasil junto ao INPI e de executivos brasileiros terem viajado para a Ásia apenas para "conhecer" a novidade de perto na ocasião do lançamento mundial.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com