Já se foi o tempo em que os carros chineses eram motivo de piada no setor automotivo. Não só a qualidade melhorou muito nos últimos anos, mas também os designs. Levou tempo suficiente para que eles parassem de copiar modelos globais e criassem algo que não se parecesse com uma repetição (embora ainda aconteça às vezes). No entanto, a Honda acredita que ainda há espaço para melhorias.

Em uma entrevista à Automotive News Europe, o diretor criativo e gerente geral da divisão de design de mobilidade elétrica da Honda foi brutalmente honesto. Falando sobre sedãs elétricos, Daisuke Tsutamori disse: "Na China, você tem visto muito refinamento desse tipo de estilo. Mas é muito superficial. Refinado, mas superficial. A Honda queria criar algo que fosse mais simples, mais essencial".

Ele estava se referindo a esse elétrico arrojado que vimos no início do ano na Consumer Electronics Show (CES). O conceito em forma de cunha, sem imaginação, foi apelidado de "Saloon" (outro nome usado para nomear sedãs no exterior) e dará origem a uma versão de produção que chegará à América do Norte em 2026. De acordo com Tsutamori, o showcar da CES de Las Vegas tem o "fator uau" com seu formato elegante.

Embora seja um conceito, o modelo de produção subsequente manterá 90% do estilo, de acordo com uma declaração feita pelo designer Toshinobu Minami em uma entrevista à Autocar. Como era de se esperar, as espetaculares portas do tipo asa de gaivota não farão parte da versão final, mas a tela frontal pode sobreviver.

Honda Saloon EV Concept 2024

Honda Saloon EV Concept 2024

Honda Kiwami Concept 2003

Honda Kiwami Concept 2003

Se o Honda Saloon parece um pouco familiar, é porque o Kiwami tinha uma silhueta semelhante. Isso não quer dizer que os dois estejam relacionados, já que o outro conceito tem mais de 20 anos, tendo estreado no Tokyo Motor Show de 2003. Tsutamori admitiu que o icônico designer Marcello Gandini serviu como fonte de inspiração. O designer automotivo nascido em Turim criou um dos carros mais bonitos de todos os tempos, o eterno Lamborghini Miura. Ele também trabalhou no Countach, no Diablo e no Lancia Stratos, além de carros mais acessíveis, como o BMW Série 5 (E12), o Fiat X1/9 e o Volkswagen Polo original.

Falando sobre Marcello Gandini, Tsutamori disse à ANE que "eu o amo e respeito, mas queríamos refletir os valores da Honda de uma nova maneira". Esse conceito Saloon prenuncia um modelo de produção feito com uma plataforma elétrica dedicada que sustentará a linha de EVs da "Série 0". O sedã de baixa inclinação atuará como o modelo principal e tem como objetivo oferecer um "interior surpreendentemente espaçoso", de acordo com o comunicado de imprensa da Honda.

Ainda não foi decidido um nome para o carro, mas esperamos que seja algo mais original do que apenas "Saloon". O designer Toshinobu Minami disse que ele pode receber um nome real em vez da designação alfanumérica sem imaginação usada em carros como o crossover e:NY1. Enquanto isso, a montadora japonesa recentemente eliminou seu EV mais adorável, o diminuto Honda e hatchback.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com