Análise: Novo Nissan Kicks cresce e se refina para enfrentar HR-V e Creta
Novo posicionamento do SUV compacto começa a ficar claro com novas informações
A revelação da nova geração do Nissan Kicks nos apresentou um SUV maior, mais moderno e evoluído. Essa receita é bem comum quando o foco é poder cobrar mais pelo produto, o tal valor agregado, e o posicionar em uma faixa superior de clientes. Com este novo Kicks, a Nissan parece estar de olho em dois nomes importantes: Honda HR-V e Hyundai Creta.
A Nissan fez isso com o Versa na troca de geração. Com o novo Kicks, ele recebe uma nova plataforma e, como ficará mais refinado e caro, conviverá com o atual no Brasil, com uma provável reestilização, este posicionado na faixa para a briga com uma turma mais barata, como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Crescimento e evolução
Este novo Kicks usa a plataforma CMF-B, uma base modular e mais moderna que a utilizada atualmente. Só por isso já percebemos como o SUV evolui para acompanhar sua concorrência ao redor do mundo, assim como um visual bem mais marcante e trabalhado, com uma ligação direta com seus irmãos maiores. No pacote, ele cresceu.
Quando falamos em Brasil, dois SUVs evoluíram bastante em suas trocas de geração. Honda HR-V e Hyundai Creta servem de inspiração para a Nissan, algo que fica claro quando cruzamos suas dimensões e o quanto o Kicks cresceu. Veja na tabela abaixo.
COMPRIMENTO | ENTRE-EIXOS | LARGURA | ALTURA | |
Nissan Kicks (atual) | 4.310 mm | 2.610 mm | 1.760 mm | 1.590 mm |
Nissan Kicks (novo) | 4.366 mm | 2.656 mm | 1.800 mm | 1.630 mm |
Honda HR-V | 4.330 mm | 2.610 mm | 1.790 mm | 1.590 mm |
Hyundai Creta | 4.300 mm | 2.610 mm | 1.790 mm | 1.635 mm |
Com isso, o novo Kicks poderá não só concorrer com as novas gerações destes SUVs, mas também apontar para o Compass (4.400 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.819 mm de largura e 1.628 mm de altura) em diversos mercados, como o norte-americano. Até por isso que ele recebeu o motor 2.0 aspirado e opção de tração integral nos Estados Unidos.
No Brasil, o SUV aposentará o 1.6 aspirado e o trocará pelo, provavelmente, 1.0 turbo - considerando a relação e uso de motores entre Renault e Nissan, não surpreenderá se for uma versão do 1.0 turbo que estreou no Renault Kardian, com algumas mudanças e produção em Resende (RJ). Além disso, este novo Kicks trará mais tecnologias de condução, construção mais moderna e melhorias no acabamento. Seu lançamento deve acontecer em 2025, já produzido em Resende (RJ) ao lado do atual Kicks.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Flagra: nacional em 2025, novo Nissan Kicks acelera testes no Brasil
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil