Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Fiat em 2024, a nova geração do icônico Panda está cada vez mais perto de se tornar conhecida. Prova disso vem da própria marca, que adiantou detalhes do design do modelo através de protótipo apresentado na Europa. O conceito confirma que as linhas serão de estilo retrô e inspiradas no Panda de 1980 desenhado pelo renomado designer Giorgetto Giugiaro.
Com base no protótipo, apresentamos projeção e adiantamos virtualmente como será o Panda 2025. Na dianteira, os faróis terão LEDs pontilhados na parte interna e serão ladeados por entalhes oblíquos à esquerda, em referência ao antigo emblema da Fiat. O formato geral da carroceria será bastante quadrado e a altura em relação ao solo será generosa para reforçar a pegada SUV.
Além de adiantar o formato geral do carro, a apresentação do conceito - chamado pela Fiat de "Mega-Panda" - serviu para confirmar que as imagens de patente vazadas no início de fevereiro não são tão fidedignas quanto imaginado. Na prática, o Panda 2025 será muito mais retrô e parecido com a primeira geração do que o que foi imaginado.
Quando chegar ao mercado, o compacto desempenhará papel de destaque no portfólio da Fiat e terá importância comercial estratégica. Não por acaso, será usado como referência dentro da marca para o desenvolvimento de novos modelos. A própria Fiat deixou clara a nova estratégia ao apresentar toda uma nova família de carros baseada nas diretrizes do Panda, incluindo SUV, picape e até fastback.
Fiat Panda Concept
Segundo rumores, terá preços competitivos, ampla autonomia e pacote recheado de equipamentos. A produção será concentrada na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, que está atualmente em processo de modernização produzir veículos elétricos. Não à toa, o Panda 2025 estreará unicamente como elétrico, deixando o Panda atual como opção equipada com motores a gasolina. O modelo antigo, inclusive, será reestilizado e deverá seguir em produção na fábrica de Pomigliano, na Itália, até 2026.
Novo Citroën C3 europeu emprestará plataforma para o Panda 2025
Mecanicamente, o Panda 2025 compartilhará com o novo Citroën C3 europeu a plataforma global Smart Car, que é uma versão simplificada da arquitetura CMP (Common Modular Platform). O conteúdo técnico do Panda provavelmente será o mesmo do C3, ou seja, motor elétrico no eixo dianteiro com potência de 83 kW (113 cv) e bateria com capacidade de 44 kWh para autonomia de 320 km. Posteriormente, dependendo do mercado, poderão ser lançadas versões a gasolina.
Panda original será inspiração para nova geração
No Brasil, o Panda nunca foi vendido oficialmente mas sempre guardou semelhança técnica e estética com um dos principais produtos nacionais da Fiat: o Uno. Agora, com a nova geração, tudo indica que a similaridade poderá ser transferida para o Argo. No ano passado, a Fiat declarou que deverá unificar as linhas da Europa e do Brasil como forma de melhorar os índices de rentabilidade e acabar com o atual regionalismo.
Nas palavras do CEO Olivier François, “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americana”. Diante disso, fica a possibilidade de que o Panda vire opção para o nosso mercado como inspiração para o sucessor do Argo, a exemplo do que aconteceu em 2010 com o Uno.
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