Depois de mais de 10 anos de trabalho, empenho e dinheiro depositados, a Apple parece finalmente ter desistido da ideia de entrar no segmento automotivo. De acordo com reportagem recente da agência de notícias Bloomberg, a gigante de tecnologia abandonou completamente o chamado Projeto Titan e cancelou todos os trabalhos internos em torno do tão falado veículo autônomo.

O carro estava sendo desenvolvido por equipe formada por mais de 2.000 funcionários e todos foram informados do cancelamento nesta terça-feira (27). O anúncio, segundo a Bloomberg, foi feito pelo diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e pelo vice-presidente responsável pelo projeto, Kevin Lynch.

Apple Car - Projeção

Com a desistência do carro, a Apple focará agora em projetos de inteligência artificial generativa. Tanto é que boa parte dos funcionários do Projeto Titan serão transferidos para a equipe de IA. “A Apple fez a divulgação internamente na terça-feira, surpreendendo os quase 2.000 funcionários que trabalhavam no projeto”, diz o relatório.

O Projeto Titan começou a ser desenvolvido pela Apple em 2014 com foco em eletrificação e condução totalmente autônoma. Ao longo dos anos, consumiu quantidades enormes de investimentos e sofreu diversas mudanças em relação à ideia inicial. Entre as últimas especulações, estava a possibilidade de parceria com montadoras tradicionais como Hyundai e Toyota.

Apple Car - Projeção

A Apple até chegou a intensificar os testes de estrada nos últimos meses, criando expectativas e atiçando a curiosidade do mercado, mas tudo foi por água abaixo agora. Inicialmente, a empresa planejava lançar o veículo no mercado em 2026, mas depois acabou adiando os planos para 2028.

Segundo rumores, o modelo de produção custaria pouco menos de US$ 100.000 (cerca de R$ 495.000 ao câmbio atual) e teria direção totalmente autônoma disponível para uso em rodovias. Agora, porém, o sonho do iCar foi provavelmente enterrado para sempre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com