A Apple ainda não desistiu de entrar na indústria automotiva com um carro próprio, mesmo após ter falhado em conseguir criar uma parceria com outras fabricantes. Porém, os planos não vão como a gigante da tecnologia esperava. Um relato da agência Bloomberg aponta que o veículo foi adiado para 2026 e que a empresa teve que desistir da ideia ambiciosa de fazer com que o automóvel fosse 100% autônomo.

Conhecido internamente como projeto Titan, o carro tinha uma previsão bem otimista de chegar ao mercado em entre 2024 e 2028. Agora a empresa já mira para 2026 na melhor das hipóteses. E mesmo com este adiamento, a Apple ainda teria revisto algumas das ideias envolvendo o carro, principalmente o uso de uma tecnologia de condução autônoma. Havia até alguns rumores de que não teria volante ou pedais. Ainda existe o desejo de que seja autônomo em algum momento, mas não no lançamento.

“Em uma significante mudança para o projeto, a empresa agora planeja um design menos ambicioso que irá incluir um volante e pedais e irá suportar capacidades totalmente autônomas somente nas estradas”, afirma a Bloomberg, citando fontes anônimas ligadas ao desenvolvimento do Titan.

Um dos possíveis entraves para o carro autônomo é a falta de uma legislação que permita o uso desta tecnologia no mercado norte-americano. Mesmo veículos mais avançados, como os da Tesla com o sistema Autopilot, ainda contam com volante e pedais para garantir que há uma forma de guiar o carro se a situação exigir que o motorista assuma o controle. Ainda há muitos protótipos rodando em testes pelo país, embora a escala tenha diminuído, agora que a Ford e a Volkswagen desistiram da startup Argo AI.

Nova geração do Apple CarPlay

Ainda há um foco enorme na tecnologia. A Apple planeja usar um chip chamado Apple Silicon, que seria equivalente a “quatro chips Mac de ponta combinados”, que seria usado somente para a inteligência artificial do sistema autônomo. A empresa de Cupertino quer que os ocupantes sejam capazes de assistir um filme ou jogar videogame enquano o carro está na estrada, devolvendo o controle ao chegar ao perímetro urbano ou se encontrar uma situação adversa.

O lado bom é que, com isso, a projeção inicial de preço foi reduzida consideravelmente. Se antes a ideia era que custasse cerca de US$ 120 mil (R$ 626.279), agora a Apple espera ter um valor inicial abaixo de US$ 100 mil (R$ 522.170). Para ter uma ideia, é a faixa de preços do BMW iX na versão M60, vendida nos EUA por US$ 108.900 (R$ 568.995).

Preocupada com a tecnologia, a Apple nem teria finalizado o design do carro. A Bloomberg afirma que o visual ainda está em um estágio inicial, com o time trabalhando em um “pré-protótipo” do veículo. Um dos motivos é pela dificuldade para conseguir uma parceria com uma fabricante, pois a ideia era usar uma plataforma já pronta ao invés de desenvolver uma do zero. Para isso, a empresa havia conversado com Hyundai, Kia, Nissan e Toyota, porém nenhuma delas aceitou a proposta.


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