O Ford EcoSport saiu de linha no Brasil ainda em 2021, quando a marca encerrou abruptamente suas operações fabris no mercado nacional. No entanto, sempre houveram boatos de que a marca já estava trabalhando em uma nova geração de seu SUV compacto. Tal desenvolvimento era tocado juntamente com a divisão indiana da marca.
No entanto, a Ford também reduziu sua presença na Índia, iniciando o processo de venda de sua fábrica de Chennai. Só que notícias na imprensa indiana nas últimas semanas deram conta de que a Ford está revertendo tal decisão, retomando a sua linha de montagem. De acordo com o site indiano Rush Lane, a marca já teria até divulgado novos postos de trabalho na planta.
Em meio à reviravolta, a publicação indiana teve acesso a um registro de patente na Índia, mostrando um misterioso SUV inédito. O modelo que foi registrado tem menos de 4 metros de comprimento, o que o elegeria para descontos fiscais naquele país, além de classificá-lo como SUV compacto. Por essa conjuntura, o site especula que esta seria a primeira vez que o novo Ford EcoSport apareceu.
A publicação diz que a imagem vazada tem potencial para marca o renascimento do EcoSport. A foto vazada mostra um SUV com um design frontal que lembra flagras ainda de 2020, quando a Ford e a Mahindra trabalhavam em parceria para substituir o modelo que também era fabricado no Brasil.
As características notáveis incluem uma grade côncava integrada com luzes LED, alinhando-se com as tendências de design da marca atualmente. As luzes LED de três peças empilhadas verticalmente no para-choque inferior servem tanto para fins funcionais quanto estéticos, criando uma dianteira mais marcante.
A operação indiana abastecia o mercado local e também era usada como plataforma de exportação para diversos países. A partir da fábrica de Chennai, o EcoSport chegava aos Estados Unidos e, nos últimos meses, também à Argentina. O mesmo aconteceu com o Brasil, resultando no fechamento da fábrica de Camaçari (BA) e no cancelamento dos vários projetos em curso.
Além de Brasil e Índia, o EcoSport chegou a ser produzido também na Tailândia, Rússia e China. Golpeado pelo programa de reestruturação da marca, o SUV - que nasceu brasileiro em 2003 e praticamente inaugurou o segmento de utilitários compactos - deu adeus ao mercado global sem deixar sucessor ou nova geração, até agora.
Fonte: Rush Lane
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Adeus, EcoSport: Ford fará últimas 1.500 unidades na Índia antes do fim