Após quatro anos de ausência, o Salão de Genebra reabre hoje suas portas na Suíça. Uma das mostras mais importantes da indústria automotiva mundial será protagonizada pelas grandes novidades dos expositores, como é o caso do Renault 5 E-Tech, mas também pelas montadoras que ficaram de fora.
É o caso da Fiat. A marca do Grupo Stellantis decidiu economizar o "custoso investimento" de Genebra e organizou seu próprio evento em paralelo. Para isso, Olivier François, o executivo francês que comanda a Fiat globalmente, se deslocou para a cidade italiana de Ginevra (na zona de Brescia) e organizou sua própria apresentação em um bar dessa cidadezinha.
O plano pode parecer descabido, mas esse é o estilo de François desde que mergulhou com um Fiat 600 em uma piscina de tinta para anunciar que a marca não venderia mais carros cinzas na Europa. A apresentação da Fiat em Ginevra incluiu a revelação de cinco inéditos conceitos. Não apenas protótipos futuristas. François afirmou que os cinco serão colocados à venda entre julho de 2024 e o final de 2027. Ele também acrescentou que serão comercializados na Europa, África e América do Sul, que são hoje os três mercados mais fortes da Fiat em todo o mundo.
O modelo mais chamativo para nossa região é a Panda Pick-up, uma caminhonete do segmento compacto, que será a substituta da atual e bem-sucedida Strada. O mais interessante: François revelou que será utilizada a mesma Plataforma CMP do Grupo Stellantis, que permitirá oferecer versões a gasolina, híbridas e 100% elétricas.
A ideia é que "Panda" se torne quase uma marca independente dentro da gama da Fiat, com uma família de modelos que compartilham plataforma, mecânica, muitos componentes e até um estilo próprio. Os futuros integrantes da família Panda são os seguintes:
A reinterpretacão moderna do clássico Panda: um hatchback para o segmento compacto e de uso urbano, com uma proposta prática e acessível. É o primeiro modelo a ser lançado à venda e estabelecerá as bases da nova "Família Panda". Embora as medidas não tenham sido fornecidas, a Fiat confirmou que será um "Mega-Panda", pois terá um tamanho maior que o Panda atual. Também terá uma posição de condução mais elevada e maior distância do solo.
A sucessora da atual Strada manterá a proposta de cabine dupla, com quatro portas e capacidade para cinco passageiros, com um espaço de carga prático, embora reduzido. "A Fiat é líder de mercado na América do Sul e a picape Strada é o veículo mais vendido no mercado brasileiro. Olhando para o futuro, a Fiat está confiante de que esse tipo de veículo pode replicar seu sucesso globalmente, inclusive na Europa", informou a marca italiana. "Este veículo mistura o conceito de picape com a funcionalidade de um veículo comercial leve e o conforto de um SUV em um tamanho adequado para ambientes urbanos em todo o mundo", acrescentou a marca.
O Fiat Fastback é um sucesso de vendas no Brasil. "Este conceito é fabricado sobre a mesma plataforma modular e apresenta um estilo esportivo. O Fastback é a prova de que a Fiat pode aprimorar seu compromisso sustentável sem abrir mão do desempenho: a dinâmica da silhueta e as características verdadeiramente aerodinâmicas oferecem um menor consumo e um toque de modernidade e juventude que muitos SUVs", informou a marca.
Eles o definem como "Giga-Panda". É um dos membros maiores da nova família Panda e se apresenta como um veículo familiar: "O conceito SUV da Fiat atende às necessidades finais dos clientes em termos de segurança, versatilidade e design, proporcionando amplitude e robustez às famílias em todo o mundo".
O último conceito apresentado é o veículo definitivo para tudo, pois apresenta o novo estilo "dolce vita" da Fiat, que propõe "reconectar as pessoas entre si e com a natureza". Este conceito presta homenagem à filosofia "Fun-ctionality" do Panda dos anos 80, lembrando a versatilidade de um carro feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um fiel companheiro de aventuras.
Fonte: Motor1.com Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Fiat Grande Panda tem interior revelado com painel de telas integradas