Representante da Chevrolet no segmento de sedãs intermediários no Brasil por quase 10 anos, o Cobalt saiu de linha por aqui em 2020 sem trocar de geração ou ganhar sucessor direto. O nome do modelo foi esquecido e marca acabou sendo representada na categoria pelo Onix Plus. No exterior, porém, o velho Cobalt não morreu e segue até hoje sendo comercializado em diversos mercados da Ásia Central.

O sedã é produzido no Uzbequistão pela UzAuto Motors, parceira da General Motors, e divide as linhas de montagem com outros modelos conhecidos, como Onix Plus e Tracker. A produção é sediada na cidade de Asaka e, além do mercado local, o Cobalt é vendido em países como Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão e Geórgia.

Chevrolet Cobalt - Uzbequistão

Curiosamente, o Cobalt do Uzbequistão mantém o visual original do lançamento em 2011 e dispensa a bem-vinda reestilização que foi aplicada no Brasil em 2016. De todo modo, mantém características como amplo espaço interno e porta-malas com generosa capacidade de bagagem (563 litros no total). 

No mercado local, a gama de versões é composta pelas versões GS Style Plus e GX Style Plus. Entre os principais equipamentos de série, destaque para ar-condicionado, protetor de cárter, motor com preparação para instalação de cilindro de gás, airbags frontais, faróis de de neblina e preparação para fixação de cadeirinhas infantis.

Sob o capô, o motor 1.5 aspirado a gasolina desenvolve 106 cv de potência e pode ser associado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 relações. Dados de fábrica indicam consumo de 15 km/l. Os preços começam em 124.264.000 som e alcançam 146.757.000 som (cerca de R$ 49.800 e R$ 58.900, respectivamente, numa conversão direta ao câmbio atual).

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