Após anos mostrando o conceito Airflow, a Chrysler decidiu que era hora de evoluir o protótipo, mesmo que desse a impressão de que poderia ser um veículo de produção. Conheça o Halcyon. um conceito totalmente elétrico que foi revelado pela marca, que ainda não menciona motorização, desempenho ou as estimativas de autonomia. A diferença é que este carro é baseado em uma plataforma real e está repleto de sistemas projetados para ajudar os motoristas a fazer uma "conexão com o veículo".
O Chrysler Halcyon é muito baixo, com a frente a apenas 10 cm do chão. As portas dianteiras e traseiras se abrem totalmente em 90 graus, revelando um interior espaçoso sem uma coluna B. Para facilitar a entrada, os painéis do teto abrem no estilo asa de gaivota, formando algo mais parecido com uma capota em T dos anos 80 do que com um conceito futurista. Na traseira, há um modesto porta-malas, escondido sob o vidro traseiro plano e o formato suave da carroceria. Aos nossos olhos, é uma forma muito limpa e atraente, embora um pouco anônima.
Sob a pele está a plataforma Stellantis STLA Large. Essa é a mesma configuração que o futuro Dodge Charger Daytona EV usará, e há outras conexões que merecem ser mencionadas. A Chrysler afirma que o Halcyon usa uma arquitetura de 800 volts, algo esperado no Charger Daytona Banshee de alto desempenho. A carroceria incorpora muitos truques aerodinâmicos, incluindo uma grande passagem na frente, onde o ar é direcionado através da grade e sobre o capô. Essa é outra característica do Charger Daytona, interessante considerando que o Dodge está programado para estrear em 5 de março. Talvez o Halcyon não seja tão conceitual quanto pensávamos.
A lista de sistemas tecnológicos da Chrysler o convencerá do contrário. A Chrysler diz que o Halcyon tem capacidade de condução autônoma de Nível 4, pontuada por um volante e um arranjo de pedais que podem se retrair totalmente, permitindo que o motorista seja simplesmente um passageiro durante a viagem. Aproveitando isso, há um modo de observação das estrelas que altera a opacidade do teto panorâmico e reclina o assento para que você possa, bem, observar as estrelas. Há uma grande tela transparente de coluna a coluna na frente, e um heads-up display com realidade aumentada pode fornecer informações para as pessoas que estão dentro do carro, estejam elas dirigindo ou não. Tudo isso é alimentado por uma bateria de lítio-enxofre de potência desconhecida.
É aqui que as coisas ficam um pouco estranhas (e até um pouco assustadoras). A Chrysler fala que o Halcyon faz uso extensivo de IA para uma experiência de motorista personalizável, em que o carro o recebe com uma luz especial e um display de som quando você se aproxima. Ele se prepara para a viagem, levando em conta tudo, desde as condições climáticas até seu calendário diário (que está conectado ao carro). A visão da Chrysler para o Halcyon é aquela em que o carro e o motorista têm uma conexão legítima e pessoal.
Isso não se limita a uma saudação. Os scanners biométricos reconhecem você e, uma vez dentro do carro, ele emite sons calmantes e configura tudo do jeito que você quiser. O áudio que reduz o estresse é visualizado nas telas do carro, criando uma experiência audiovisual que lembra o filme Fantasia, da Disney. E quando você chega ao local para onde está indo, o carro lhe dá todos os tipos de despedidas especiais com mais sons e luzes. A Chrysler chama isso de "Harmonia em Movimento".
Não há nenhuma indicação da Chrysler de que o Halcyon entrará em produção na forma apresentada aqui. Mas é mais um passo para que a empresa lance seu primeiro veículo elétrico em 2025 e se torne uma marca totalmente elétrica até 2028. É um movimento importante, pois hoje a Chrysler só vende a minivan Pacifica.
"O conceito Chrysler Halcyon cria um nível de serenidade que representa totalmente o nome Halcyon", disse o CEO da Chrysler, Chris Feuell. "O Halcyon apresenta soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis que adotam a tecnologia e oferecem valor aos clientes, proporcionando 'Harmonia em Movimento'."
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