A Toyota está aumentando o seu leque de opções no mundo de SUVs com o novo Urban Cruiser Hyryder, que até o momento era conhecido por um teaser revelado em maio. Agora o novo utilitário compacto deu as caras pela primeira vez na Índia, país no qual disputará mercado com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross (chamado de Taigun por lá) e Kia Seltos.

O novo Toyota Urban Cruiser Hyryder é será feito em parceria com a Maruti Suzuki – empresa local da marca japonesa. Com porte de SUV compacto, ele tem 4.365 metros de comprimento, 1.795 m de largura, 1.635 m de largura e 2.600 m de entre-eixos, sendo mais longo que o Hyundai Creta, por exemplo, que tem 4.300 metros de comprimento, perdendo por pouco no entre-eixos (o Creta tem 2.610 m).

Toyota Urban Cruiser Hyryder

Assim como vem sendo moda na indústria, o novo Urban Cruiser Hyryder traz faróis divididos em duas partes, com as luzes DRL na parte de cima e os faróis principais full-LED logo abaixo. O detalhe é que as luzes diurnas de LED têm um recorte central cromado que atravessa a grade frontal com acabamento em preto brilhante. Na porção central do para-choque, se destaca uma ampla tomada de ar com acabamento colmeia que garante uma aparência mais “agressiva”.

Visto de perfil o SUV compacto traz uma proposta mais robusta, principalmente pelas caixas de roda com desenho mais quadrado e com molduras em plástico preto para reforçar o estilo mais aventureiro. O utilitário terá à disposição um motor híbrido, por isso que um emblema Hybrid aparece nas portas dianteiras logo abaixo dos retrovisores, pintados de preto assim como o teto – seguindo a tendência de carroceria em duas tonalidades.

Toyota Urban Cruiser Hyryder

Quando vamos para a traseira, o destaque fica para as lanternas bastante afiladas com recortes na tampa do porta-malas e que vem acompanhada de uma régua cromada que tem ao centro o logotipo da Toyota. A placa fica deslocada mais para baixo na tampa traseira, enquanto as luzes de ré ficam alocadas em superfícies verticais junto de refletores nas extremidades do para-choque.

Pela única foto da cabine, é possível perceber que o acabamento será dominado por plástico rígido, mas traz detalhes em marrom na parte central do painel que remete a couro, deixando o interior um pouco mais caprichado. Segundo o Autocar India, o layout do painel do Toyota Hyryder lembra o dos modelos Suzuki Baleno e Brezza. Há ainda detalhes cromados no acabamento e portas com material suave ao toque, sendo curioso o botão de partida no lado direito bem próximo da porta (essa é de mão inglesa). A central multimídia com tela de 9 polegadas, assim como os comandos do ar-condicionado e saídas de ar são compartilhados com a Suzuki.

Galeria: Toyota Urban Cruiser Hyryder

Sob o capô o novo SUV compacto da Toyota terá duas opções diferentes de motorização. O primeiro é um motor 1.5 de 92 cv combinado a outro propulsor elétrico de 79 cv que, juntos, entregam até 116 cv de potência e 14,38 kgm de torque, trabalhando sempre com uma transmissão automática CVT. A estimativa é que o SUV possa rodar por até 25 quilômetros usando somente o motor elétrico.

A outra opção é também 1.5, mas com sistema híbrid-leve equipado com um gerador de partida integrado que entrega 101 cv e 13,77 kgfm de torque. Neste caso, há opção de câmbio manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades, fora que é possível ainda ter opção de tração nas quatro rodas (neste caso sempre com caixa manual).

Feito com base na plataforma C da Suzuki, o Toyota Urban Cruiser Hyryder não deverá vir para o Brasil justamente por isso. Caso fosse feito em uma plataforma própria da Toyota, à exemplo da TNGA, as chances de do SUV ser oferecido por aqui eram maiores. Na Índia o utilitário pode ser reservado nas lojas da marca, mas estará à venda já no próximo mês. Vale lembrar ainda que o Toyota Hyryder terá uma versão com o emblema da Suzuki em um segundo momento.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com