Novo Toyota Corolla Cross perde marmita, renova design e virá ao Brasil
Reestilização do SUV médio altera toda a parte dianteira, além de trazer mais equipamentos como painel digital
Lançado na Ásia em 2020, o Toyota Corolla Cross precisava de uma renovação visual e ela enfim foi apresentada na Tailândia, primeiro mercado a receber o modelo. E, desta vez, a fabricante japonesa não foi nada conservadora, mudando bastante o SUV médio a ponto de parecer outro carro, ao remover a enorme grade dianteira para adotar entradas de ar melhores integradas à carroceria.
E ainda recebeu uma dose de tecnologia com novos equipamentos. A renovação no Brasil não deve demorar e é esperada para este ano. Como as fotos mostram, o Toyota Corolla Cross reestilizado trocou a grade larga por uma ideia diferente. Agora tem pequenos buracos na parte da frente para servir de entrada de ar para o motor, deixando toda a cara do SUV bem mais limpa. O para-choque manteve a segunda grade logo abaixo da placa. Aquela peça vertical nas laterais do para-choque estão maiores, agora realmente parecendo uma passagem de ar, embora seja só um pedaço de plástico fechado.
Chegando perto do capô, a Toyota adicionou uma linha metálica que faz a ligação entre os faróis, um elemento bem curioso e incomum. Falando no conjunto ótico, ele foi redesenhado internamente, agora com a linha em LED para iluminação diurna passando pelo meio, uma assinatura usada no Corolla Cross vendido em outras regiões. E agora é full-LED em todas as versões.
A traseira mudou um pouco menos, com uma leve alteração nas lanternas de LED. A principal alteração agora não pode ser vista. A Toyota mudou o abafador do escapamento e agora fica bem mais escondido, acabando com uma das maiores críticas do carro, que ganhou o apelido de “marmita”. Algumas versões trazem novas rodas de liga leve de 18 polegadas.
Do lado de dentro, a fabricante aproveitou para adicionar muito mais equipamentos, sabendo que o SUV ficou bem desatualizado diante dos rivais. Ao menos na Ásia, terá freio de estacionamento eletrônico de série (nada mais de freio de pé). Também virá sempre com alerta de tráfego cruzado e monitor de ponto cego em todas as versões, assim como uma nova central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Outra adição está na versão topo de linha, que recebeu um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto as demais usam a tela de 7 polegadas no centro do cluster, com dois contadores analógicos nas laterais. Na Ásia, algumas versões adicionam controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Apesar da Toyota ter atualizado o sistema híbrido na Europa e no Japão, isso não aconteceu na Tailândia. Segue com o 1.8 eletrificado de 122 cv de potência combinada, o mesmo que equipa o SUV médio no Brasil. Uma diferença em relação ao modelo brasileiro é a opção não-híbrida. Por lá, o carro tem um 1.8 de 140 cv, ao invés do 2.0 de 177 cv utilizado aqui.
A Toyota já anunciou um investimento de R$ 61,8 milhões destinados para reestilizar o Corolla Cross, no mesmo momento em que confirmou o aporte de R$ 1,63 bilhão na fábrica de Sorocaba (SP) para produzir o inédito Yaris Cross. Na ocasião, a fabricante não deu um prazo para o lançamento, que é esperado para acontecer ainda este ano.
Galeria: Toyota Corolla Cross 2024 (Tailândia)
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