Em estratégia completamente contrária aos planos da rival Mercedes-AMG, a BMW M anuncia que continuará firme e forte na oferta de motores de 6 e 8 cilindros nos próximos anos. Em entrevista concedida recentemente ao CarExpert, o chefão da divisão esportiva, Frank van Meel, disse que conjuntos eletrificados com motores de 3 e 4 cilindros, como os usados pela concorrência, não estão sendo sequer considerados.

Como justificativa, o executivo disse que colocar motores menores sob o capô de um modelo M em combinação com baterias grandes simplesmente “não seria o caminho certo” para a empresa. A eletrificação desempenhará um papel na transição para veículos M totalmente elétricos – vide o crossover XM com motor 4.4 V8 eletrificado, por exemplo – mas os motores elétricos terão papel apenas de apoio no processo.

"Não é assim que vemos as coisas, porque queremos ter um motor básico forte de qualquer maneira. Então, para nós, mudar para motores de combustão menores em combinação com baterias maiores não seria o caminho certo. Para nós, então o passo será tornar-se puramente elétrico imediatamente. E faremos isso de maneira adequada”, disse van Meel à publicação.

Sobre o M puramente elétricos, o chefão disse que não chegarão ao mercado tão cedo, já que a tecnologia EV ainda não está totalmente pronta para veículos de performance focado em pistas. “Tem que fazer uma ou duas voltas [em Nürburgring] a toda velocidade, na verdade, com a bateria, se você for, digamos, a mais de 250 quilômetros por hora, você não irá avançar muito de qualquer maneira", acrescentou o CEO.

Enquanto isso, a rival Mercedes-AMG abandonou o robusto 4.0 V8 em favor de um pequeno quatro cilindros de 2,0 litros eletrificado no C63. CEO da empresa, Michael Schiebe, disse: "estamos convencidos do conceito de hibridização, por isso continuaremos com os [motores de] quatro cilindros".

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